“Estamos descuidando dos nossos solos, plantando morro abaixo, de qualquer jeito, tirando os terraços para correr com a pulverização”, afirmou Ortigara. Segundo o secretário, o Governo do Estado vai liberar, para as próximas safras, recursos para ações de transferência de tecnologia e conscientização.
Outro assunto discutido durante o evento foi o uso excessivo de agrotóxicos. O engenheiro agrônomo Nelson Harger, coordenador estadual do Projeto Grãos, da Emater, falou para os cerca de 300 participantes sobre a gestão das lavouras de soja e a importância da racionalização na aplicação de agrotóxicos.
“O caminho é reduzir os custos de produção, tornar mais eficiente a gestão da lavoura e ser profissional no uso dos insumos", disse Harger. Para isso, ele listou algumas práticas incentivadas pela extensão rural oficial, como o resgate das táticas de monitoramento das pragas, por meio da orientação das 50 unidades de validação tecnológica espalhadas nas regiões produtoras de soja.
O engenheiro também citou como exemplos a adoção da vigilância de doenças com os coletores de esporos da ferrugem asiática colocados em 14 pontos regionais e os inúmeros concursos municipais e regionais de redução das perdas durante as operações de colheita.
TARDE DE CAMPO
O presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, explicou que a Tarde Campo faz parte da metodologia de trabalho da extensão rural oficial, voltada para a ação integrada com todos os segmentos interessados na atividade. A edição comemorativa de 10 anos do evento foi uma iniciativa da Emater local com a Prefeitura de Alvorada do Sul e parceiros.
Segundo o extensionista da Emater local Reinaldo Neris, que coordenou a Tarde de Campo, o evento apresentou 26 cultivares de soja da Embrapa, Fundação Meridional, Coodetec, TMG, Monsanto, Nidera, Syngenta e Brasmax, além de demonstrações de tecnologias e de inovações tecnológicas de mais de trinta parceiros (entre eles Iapar, ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Faep, Fetaep e Cocamar). Divididos em grupos, os participantes tomaram conhecimento das principais orientações agronômicas na cultura da soja.
Para o prefeito de Alvorada do Sul, Marcos Antônio Voltareli, a realização da Tarde de Campo transformou o município num importante centro de difusão de tecnologia na produção da soja, ao apresentar a evolução de resultados em toda a região de solo basalto da bacia hidrográfica do Paranapanema.
Da AE Notícias
PECUÁRIA
Secretário alerta produtores de soja sobre a proteção dos solos
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou ontem (16), em Alvorada do Sul, da edição de 10 anos do evento Tarde de Campo de Cultivares e Tecnologias da Soja. Durante o encontro, que abordou a necessidade de adoção de tecnologias adequadas para reter a água no solo, ele demonstrou sua preocupação com a falta de proteção e conservação dos solos por parte dos agricultores.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025