A delegação, que ficará naquele país até 3 de março, visitará universidades, empresas e laboratórios nas regiões oeste, meio-oeste e leste. Ao fim das visitas, estará em Washington para reuniões na Embaixada do Brasil e no Departamento de Estado norte-americano. Nos encontros, serão debatidos o intercâmbio acadêmico e científico e as oportunidades surgidas em função das visitas.
A organização da visita da missão especial está sob a responsabilidade da Embaixada dos EUA no Brasil, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o auxílio da Embaixada do Brasil nos EUA.
Bolsas
O programa Ciência sem Fronteiras foi criado para consolidar, expandir e internacionalizar a ciência e a tecnologia, a inovação e a competitividade no Brasil por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Ele prevê a oferta de aproximadamente 100 mil bolsas de estudos, em quatro anos, a alunos de graduação e pós-graduação. Com o estágio no exterior, os bolsistas manterão contato com sistemas educacionais competitivos na área de tecnologia e inovação.
O Ciência sem Fronteiras também pretende atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com pesquisadores brasileiros em áreas prioritárias pré-definidas, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
Assessoria de Imprensa da Capes
EDUCAÇÃO
Missão brasileira vai aos EUA conhecer centros de produção de conhecimento
Representantes de 25 instituições de educação superior de todas as regiões do Brasil vão conhecer os principais centros de produção de conhecimento dos Estados Unidos. No domingo (19) uma missão especial embarca para a América do Norte a fim de promover maior entendimento entre os sistemas de educação superior de ambos países e ampliar o intercâmbio de brasileiros para os EUA previsto no programa Ciência sem Fronteiras.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025