Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Operação Verão 2011-2012 segue até o próximo dia 26

Com o fim de semana prolongado para muitas pessoas em função do feriado de carnaval, a equipe de guarda-vida será reforçada na Operação Verão 2011 - 2012. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, o capitão Rogério Lima de Araújo, nestes dias há um aumento considerável de banhistas nas praias de Porto Mendes e Entre Rios do Oeste. O capitão explicou que o Corpo de Bombeiros possui um programa de guarda-vida voluntário, no qual os civis são treinados e escalados para auxiliar o serviço do militar. A Operação segue até o dia 26 de fevereiro deste ano. Neste período, os guardas vidas atuam das 8h às 20h.

18/02/2012 - 14:29


A Operação iniciou no dia 17 de dezembro e até a sexta-fiera, 17 de fevereiro, a equipe realizou 1620 orientações e 785 advertências nas prainhas de Entre Rios do Oeste e Porto Mendes. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo ainda não houve registro de óbito, diferente de 2010, quando no mesmo período uma pessoa na praia de Entre Rios do Oeste perdeu a vida ao entrar na água no período noturno, quando não havia orientação do guarda vida. “Os visitantes devem se banhar num posto em que tenha o guarda vida; devem respeitar o horário do serviço; não entrarem na água no período noturno ou alcoolizados e, principalmente respeitarem seus os limites físicos e de capacidade de natação”.

Prevenção de Afogamentos*
O período de verão preocupa o Corpo de Bombeiros, pois nesta época aumenta o número de afogamentos nas praias bem como lagos, rios e açudes da região. Desde o início da Operação Verão 2011/12 já foram registrados 10 óbitos em todo o Estado e mais de 600 incidentes com pessoas em meio aquático, sendo que a maioria dessas vítimas banhava-se em locais não assistidos por guarda-vidas. Para evitar que a diversão acabe em tragédia o Corpo de Bombeiros dá algumas dicas para prevenir afogamentos:
- Procure locais com assistência de postos de guarda-vidas, em caso de emergência o socorro chegará de forma imediata;
- Nunca mergulhe em locais desconhecidos devido à presença de buracos, pedras e outros obstáculos;
- Se você está em uma embarcação o uso do colete salva-vidas é obrigatório;
- Crianças nunca devem entrar na água sem a supervisão de um adulto;
- Bebida alcoólica e mergulho não combinam!

Ao presenciar uma pessoa se afogando não tente salvá-la: a vontade de socorrer pode resultar em um afogamento para ambos. Você pode arremessar objetos flutuantes ou mesmo alcançar um bastão, toalha ou camiseta se a vítima estiver próxima ao alcance da mão, porém em ambas as situações você deve ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros ou procurar o posto de guarda-vidas mais próximo para que estes efetuem o resgate.


*2º Tenente Rafaela Tassi - Oficial de Comunicação Social do 4ºGB

Anuncio gene 2