A marchinha deste ano do Pacotão é a Lavanderia Ficha Limpa, do compositor Paulão de Varadero. A música cita políticos do Brasil, com o refrão “Esculhambou geral, tem lavanderia no Supremo Tribunal”.
O desfile do Pacotão ocorre hoje (19) e terça-feira (21), a partir do meio-dia, com concentração nas quadras 302/303 Norte.
Outro bloco tradicional da capital federal é o Galinho de Brasília, que surgiu há 20 anos, fundado por um grupo de amigos nordestinos. O bloco sai às ruas segunda-feira (20), com concentração a partir das 16h, no Setor de Autarquias Sul.
O único ritmo tocado pela orquestra do Galinho é o frevo. “É cláusula pétrea do nosso estatuto”, diz o presidente do bloco, Franklin Maciel Torres. A participação no Galinho é gratuita. Este ano, o Galinho vai homenagear os 100 anos do nascimento do compositor nordestino Luiz Gonzaga, e a diretoria do bloco vai sair fantasiada de Lampião e Maria Bonita.
Quem prefere dançar o ritmo do axé, pode optar pelo Bloco Baratona, que vai sair amanhã e na terça-feira, a partir das 17h, com concentração no Eixão Sul, na altura das quadras 107 e 207. O bloco existe há 34 anos e neste ano terá DJs na concentração e trio elétrico com a Banda Açaí com Guaraná.
Segundo a organizadora do bloco, Esmeralda Penha, os foliões adolescentes estão entre os que mais procuram a Baratona. “Mas isso já vem mudando há alguns anos, com a participação de crianças, pais e avós.”
E para a criançada, tem a Baratinha, que se reúne no Parque da Cidade amanhã e na terça-feira, das 15h às 22h. O bloco, com 22 anos de tradição, tem muita música e brincadeiras, e, mesmo sendo ao ar livre, não é permitido fumar nem consumir bebidas alcoólicas.
Da Agência Brasil
GERAL
Aprovada pelo STF, Lei da Ficha Limpa é tema de bloco de rua de Brasília
Criado há 34 anos por um grupo de jornalistas depois do lançamento de um pacote de medidas que alterava as regras das eleições, o bloco de rua de Brasília Pacotão aproveita temas da política nacional para fazer sátiras e brincar o carnaval com bom humor. Este ano, o tema principal será a Lei da Ficha Limpa, que foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal na última semana. “Foi uma coincidência, a marchinha faz um apanhado dos temas políticos e foi muito feliz”, diz um dos organizadores do Pacotão, José Antônio Filho, o Joanfi.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025