A revista traz o dossiê “Migrações, Políticas Públicas e Desigualdades Regionais”, fruto do 7º Encontro Nacional Sobre Migrações, realizado em Curitiba em 2011, coordenado pelo professor Ricardo Rippel e equipe do Colegiado de Ciências Econômicas da Unioeste/Câmpus de Toledo.
No editorial, o professor ressalta que os textos tratam dos marcos conceituais, do referencial teórico, metodológico e empírico das migrações internas e internacionais no Brasil, em face das políticas públicas e das desigualdades regionais.
Conteúdo da edição
Os textos discutem as conexões existentes entre os fluxos migratórios e a amplitude das questões que esses fluxos ensejam no tocante ao desenvolvimento territorial, ao mercado de trabalho, ao emprego, ao ambiente e às políticas sociais.
Os artigos foram organizados numa sequência que trata dos diversos aspectos da migração e que postulam uma reflexão sobre as limitações e possibilidades de sua análise, estabelecendo-se abordagens teóricas, conceituais, análises de processos e condicionantes do fenômeno.
Os textos trazem contribuições para que se aprofunde o conhecimento das migrações contemporâneas e sua inserção nas práticas de planejamento e gestão no País, bem como subsídios importantes à formulação de políticas públicas condizentes ao gerenciamento e compreensão desse processo. O conteúdo da revista pode ser acessado por meio do link http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/index.
Ricardo Rippel é bacharel em Ciências Econômicas (Unioeste), mestre em Desenvolvimento Econômico (UFPR), doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenador do Grupo de Trabalho Migração da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e líder do Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (Gepec) da Unioeste.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Professor da Unioeste coordena publicação do Ipardes
O professor doutor Ricardo Rippel, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (mestrado e doutorado), oferecido no Câmpus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), coordenou número especial da Revista Paranaense de Desenvolvimento, publicada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 536° Feira de Automóveis de Toledo (Feauto) será nos dias 7, 8 e 9 de novembro
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo




