“O Centro da Juventude vai atender jovens dos 12 aos 24 anos de idade. Divididos por faixa etária e áreas de interesse, eles poderão participar de oficinas esportivas (futsal, vôlei, handebol, basquete, natação, tênis de mesa e artes marciais), de dança (hip hop), recreativas (futebol de botão), culturais (teatro, pintura, violão clássico, violino) e de formação, como informática, entre outros cursos”, explica o secretário municipal da Juventude, Robson Recalcatti. Segundo ele, a aceitação dos jovens está sendo muito boa e novos estão procurando a unidade. Antes de iniciar as atividades, os jovens passam por entrevista com uma psicóloga, que organiza a agenda deles, conforme a disponibilidade de vagas, horários e área de interesse de cada um.
Diariamente, o jovem pode participar de até quatro atividades. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13h às 17h. Uma programação especial está sendo organizada para quinta e sexta-feira, 23 e 24, durante a sétima edição do programa Mãos Unidas, para divulgar o Centro da Juventude no bairro. O programa Mãos Unidas será realizado no Jardim Santa Clara IV e nestes dois dias o Centro contará com uma programação especial para que as famílias do bairro conheçam a estrutura e o trabalho desenvolvido.
“Nosso objetivo maior é ocupar o tempo livro dos jovens, dando a eles oportunidades de participar de oficinas, projetos esportivos e culturais, cursos de formação, entre outras atividades que lhes proporcionem uma melhor formação tanto profissional como humana”, acrescentou o secretário da pasta. Segundo ele, o Centro vem auxiliar na formação dos jovens, que começa na família, estende-se para a escola e continua com a sociedade. “Queremos auxiliar na formação integral dos nossos jovens e contribuir para a redução de índices negativos, como evasão escolar, agressões a educadores, familiares e na sociedade, hoje tão comuns”, acrescenta.
Para o trabalho, Robson conta ainda na sua equipe com um diretor, dois coordenadores, funcionários da área administrativa, psicólogo, assistente social, bibliotecário, professores do quadro e de outras secretarias cedidos para os cursos, além de estagiários.
O Centro da Juventude é aberto a todos os interessados, dentro da faixa etária, independente do bairro onde resida ou condição social. A expectativa é de que o público maior seja na faixa dos 12 aos 17 anos, considerando a realidade local e o mercado de trabalho. A partir dos 18, a procura mais efetiva está sendo para os cursos de formação visando a entrada no mercado de trabalho. O Centro da Juventude do Jardim Coopagro está em fase final de estruturação, devendo entrar em funcionamento em breve. “A obra física já está pronta. Estamos comprando os equipamentos e aguardando a definição da data para o início das atividades”, informa.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Centro da Juventude cadastra interessados em oficinas
O Centro da Juventude Márcio Antônio Bortolotto, na Avenida Maripá, continua com as inscrições abertas para os interessados em participar das oficinas que serão realizadas no local. Com uma estrutura de 3 mil metros quadrados e capacidade para atendimento de 500 jovens por dia, a unidade conta com salas de informática, espaços para cursos, ginásio de esportes, auditório, piscina coberta, entre outras estruturas e uma equipe multidisciplinar para atendimento dos jovens. Inaugurado no dia 26 de janeiro, o Centro da Juventude atende atualmente cerca de 250 jovens, incluindo os freqüentadores de programas como de Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo) e o Projovem.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



