Cerca de 15 máquinas e um total de aproximadamente 50 pessoas trabalharam na orientação aos moradores sobre prevenção da dengue, limpeza de ruas e boca de lobo, recolhimento de lixo, poda de árvores, substituição de lâmpadas queimadas, entre outros trabalhos.
Nos dois dias, divididos em dois grupos, cerca de 40 mulheres participaram de um curso de pintura de bombonas. Elas aprenderam a decorar bombonas, que poderão ser confeccionadas e comercializadas, incrementando a renda familiar. O curso foi realizado na escola do bairro, que também se envolveu no projeto.
As cerca de 500 crianças que estudam na escola municipal Ivo Welter receberam no começo da manhã a visita do prefeito José Carlos Schiavinato, que fez questão de conversar com as crianças e saber delas o andamento das atividades. A escola está sendo ampliada para melhorar a sua capacidade de atendimento. “Temos fila de espera, especialmente no turno integral”, relata a diretora da escola, Sirlei Galvão. Hoje são 500 alunos, sendo destes 130, divididos em seis turmas, no turno integral. Na escola, além do ensino regular, os pequenos participam de atividades recreativas, culturais e complementares, além de almoço e lanches da manhã e tarde. “São cinco refeições por dia e eles gostam muito de permanecer na escola”, informa a professora, falando sobre a diversidade de ações desenvolvidas.
Schiavinato verificou de perto o andamento das obras de fechamento da piscina da escola e estimulou as crianças a praticar a natação. “É um esporte individual que só depende de vocês. Vocês podem praticar para ter mais qualidade de vida ou até ser, no futuro, um campeão olímpico”, desafiou ele. A piscina, que já é coberta e aquecida, está sendo fechada, permitindo o seu uso também no inverno. O prefeito também verificou as ampliações que estão sendo feitas, incluindo a construção de quatro novas salas (de aula e de multiplouso) e o refeitório, que irão permitir ampliar o atendimento no educandário.
Schiavinato aproveitou a oportunidade para falar às crianças sobre o Centro da Juventude, que poderá ser usado no futuro por eles para a prática de atividades físicas, culturais e recreativas. Como na escola pública, o acesso será gratuito. Nos dois dias, todos os alunos terão a oportunidade de conhecer o Centro da Juventude. Foram disponibilizados ônibus para levar as crianças, que conheceram a estrutura e participaram de atividades recreativas, através do projeto Brinca Toledo, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Cerca de 60 cargas de materiais foram retiradas do bairro no primeiro dia do projeto Mãos Unidas. O trabalho continua nesta sexta-feira, envolvendo equipes da Assessoria de Assuntos Comunitários, Ouvidoria Geral, Meio Ambiente, Infraestrutura, Habitação e Urbanismo, Saúde, Esportes, Juventude e Assistência Social, além da Emdur.
José Galdino da Silva aproveitou a presença da equipe da prefeitura no local para fazer uma limpeza no pátio da sua casa. Residente na frente da escola ele tirou do pátio da casa lixo acumulado nos últimos cinco anos, incluindo restos de madeira, construção e até de tecidos. Sua companheira trabalha na confecção de tapetes e os restos de materiais ficam acumulados no pátio. “Isso foi bom demais, fizemos uma verdadeira limpeza no pátio. Até o pé de limão foi podado”, disse ele. Não fosse desta forma não teria como tirar da casa uma quantidade tão grande de materiais, acumulada ao longo dos últimos anos.
Marlene Martins, residente ao lado, também aproveitou a oportunidade para fazer uma faxina. Recolheu restos de terra e galhos do fundo da casa e um sofá velho. Tudo foi levado pelo caminhão da prefeitura, deixando o bairro mais limpo.
O trabalho continua nesta sexta-feira, durante todo o dia. A expectativa é que um volume semelhante ao do primeiro dia seja recolhido.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Mãos Unidas faz mutirão de limpeza no Santa Clara IV
Restos de construção, móveis velhos, galhos de árvores, entre outros materiais foram deixados na frente das casas e recolhidos pelas máquinas da prefeitura de Toledo nesta quinta-feira, 23, no primeiro dia de trabalho do projeto Mãos Unidas. O programa beneficiou moradores do bairro Santa Clara IV e continua nesta sexta-feira durante todo o dia.
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 536° Feira de Automóveis de Toledo (Feauto) será nos dias 7, 8 e 9 de novembro
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo




