Em 23 de janeiro, quando foi lançado o projeto, o município fez o primeiro depósito em juízo, visando a aquisição do terreno. Na quinta-feira o município foi informado sobre a posse da área, que passou a pertencer ao município, embora o valor final ainda não tenha sido definido. A prefeitura de Toledo já depositou em juízo R$ 1,4 milhão, em janeiro, e fez outro depósito de R$ 200 mil, seguindo orientação judicial.
Localizado às margens da rodovia Toledo a Quatro Pontes, próximo à localidade de Três Bocas, o Autódromo Municipal de Toledo poderá sediar competições automobilísticas de grande porte e conta com o apoio de desportistas da área, que estão apoiando a iniciativa e dispostos a apresentar sugestões.
A área adquirida, no interior do município, é de 10,5 alqueires e será utilizada inicialmente para a construção da pista de arrancadão, que servirá de base para o futuro Autódromo Municipal de Toledo. Ao lado serão construídos os boxes e demais estruturas de apoio para as competições. O projeto de Toledo deverá ser elaborado com base no autódromo de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Técnicos locais já estiveram naquela cidade, conhecendo a estrutura e vendo detalhes técnicos. Os projetos deverão ser considerados e adaptados às condições técnicas locais da área definida.
Para o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, o empreendimento é um sonho da comunidade. Segundo ele, técnicos locais vão conhecer a experiência de outros autódromos para que o município tenha uma das melhores praças esportivas. Ele acredita que com a construção da pista de arrancadão poderão ser realizadas as primeiras competições ainda neste ano e posteriormente os demais investimentos, completando a estrutura. A compra da área e os investimentos iniciais serão feitos com recursos próprios, mas ele acredita na possibilidade de recursos federais, graças ao empenho e dedicação ao esporte pelo deputado federal Dilceu Sperafico. Toledo, junto com Cascavel, que está reformando o seu autódromo, terá no futuro condições de atrair grandes competições esportivas para a região, movimentando não somente o setor esportivo como hoteleiro, restaurantes e comércio em geral, afirma.
Para ele, o investimento será uma opção de esporte e lazer aos moradores, além de garantir uma movimentação extra no comércio e prestação de serviços em função da estrutura que o esporte automobilístico envolve.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Técnicos começam levantamento topográfico de área para autódromo
Técnicos da prefeitura de Toledo iniciaram nesta sexta-feira (24), a demarcação da área e o levantamento topográfico para a elaboração dos projetos para a pista de arrancadão, que dará origem ao Autódromo Municipal de Toledo. O levantamento começou a ser feito um dia depois da decisão da Primeira Vara Civil, que deu a posse da área ao município.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



