Segundo o coordenador do CRAS, Fábio Tomasetto, os cursos devem iniciar logo no começo de março. “Nos próximos dias estaremos nos reunindo com o Senai para definir quais especialidades serão oferecidas à população e então divulgaremos todas as datas e horários das aulas”, explica o assistente social.
De acordo com a secretária de Ação Social, Márcia Rigolin, os cursos serão escolhidos conforme a procura. “A pessoas nos deixam o nome, endereço e qual curso está interessado, assim poderemos repassar ao Senai quais as áreas mais procuradas para não termos defasagem de alunos nas salas de aula”.
A secretária explica que os beneficiados pelo programa são principalmente as pessoas de baixa renda. “O principal objetivo desse projeto é de capacitar profissionalmente os usuários do CRAS, que são aquelas pessoas que fazem parte do bolsão de pobreza, principalmente as que recebem o bolsa família, o cadastro único, ou seja, os indivíduos que têm um acompanhamento da Assistência Social”, lembra a primeira dama. Segundo ela, não são apenas pessoas de baixa renda que procuram as aulas, mas que em alguns cursos a preferência será de quem não pode pagar esse tipo de aprendizado.
Para o coordenador Fábio, é muito importante capacitar os usuários do CRAS, pois é conhecido que existe uma grande demanda no parque industrial do município. “Já houve um diálogo entre as empresas e o secretário de indústria e comércio, onde foi possível mapear quais qualificações são necessárias para a entrada dos formandos no mercado de trabalho. Procuramos sempre juntar a necessidade do município com a capacitação dos usuários daqui, para não precisar utilizar a demanda e mão de obra de fora” diz.
A idade mínima para participar é 16 anos, com ensino fundamental completo. As inscrições poderão ser feitas de graça no CRAS. O transporte também será oferecido gratuitamente pela prefeitura.
Este é o segundo ano que o projeto é realizado, em 2011 o “Capacita Santa Tereza” formou 85 pessoas em três cursos profissionalizantes do Senai e três cursos de informática.
Da Assessoria – Santa Tereza do Oeste
População de baixa renda terá cursos de capacitação gratuitos
A parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Tereza do Oeste, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e indústrias locais deve fortalecer ainda mais a mão de obra qualificada e suprir a demanda das empresas do município. O programa “Capacita Santa Tereza”, idealizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), já está organizando novas turmas para cursos de formação profissional oferecidos pelo Senai. Ao todo serão dez durante o ano.
Mais lidas
- 1Prefeitura recebe representantes da UTFPR para debater novos projetos
- 2Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 3Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 4Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 5Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



