Segundo o coordenador do CRAS, Fábio Tomasetto, os cursos devem iniciar logo no começo de março. “Nos próximos dias estaremos nos reunindo com o Senai para definir quais especialidades serão oferecidas à população e então divulgaremos todas as datas e horários das aulas”, explica o assistente social.
De acordo com a secretária de Ação Social, Márcia Rigolin, os cursos serão escolhidos conforme a procura. “A pessoas nos deixam o nome, endereço e qual curso está interessado, assim poderemos repassar ao Senai quais as áreas mais procuradas para não termos defasagem de alunos nas salas de aula”.
A secretária explica que os beneficiados pelo programa são principalmente as pessoas de baixa renda. “O principal objetivo desse projeto é de capacitar profissionalmente os usuários do CRAS, que são aquelas pessoas que fazem parte do bolsão de pobreza, principalmente as que recebem o bolsa família, o cadastro único, ou seja, os indivíduos que têm um acompanhamento da Assistência Social”, lembra a primeira dama. Segundo ela, não são apenas pessoas de baixa renda que procuram as aulas, mas que em alguns cursos a preferência será de quem não pode pagar esse tipo de aprendizado.
Para o coordenador Fábio, é muito importante capacitar os usuários do CRAS, pois é conhecido que existe uma grande demanda no parque industrial do município. “Já houve um diálogo entre as empresas e o secretário de indústria e comércio, onde foi possível mapear quais qualificações são necessárias para a entrada dos formandos no mercado de trabalho. Procuramos sempre juntar a necessidade do município com a capacitação dos usuários daqui, para não precisar utilizar a demanda e mão de obra de fora” diz.
A idade mínima para participar é 16 anos, com ensino fundamental completo. As inscrições poderão ser feitas de graça no CRAS. O transporte também será oferecido gratuitamente pela prefeitura.
Este é o segundo ano que o projeto é realizado, em 2011 o “Capacita Santa Tereza” formou 85 pessoas em três cursos profissionalizantes do Senai e três cursos de informática.
Da Assessoria – Santa Tereza do Oeste
População de baixa renda terá cursos de capacitação gratuitos
A parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Tereza do Oeste, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e indústrias locais deve fortalecer ainda mais a mão de obra qualificada e suprir a demanda das empresas do município. O programa “Capacita Santa Tereza”, idealizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), já está organizando novas turmas para cursos de formação profissional oferecidos pelo Senai. Ao todo serão dez durante o ano.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025