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GERAL

Programa Bom Negócio será lançado a partir de segunda no interior

Acontece a partir desta segunda-feira (27), no interior do Estado, uma série de reuniões preparatórias para o lançamento do programa Bom Negócio Paraná. Durante os encontros, também será discutida a instalação dos Fóruns Regionais das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná. 

25/02/2012 - 12:10


Os eventos vão reunir representantes de diversas secretarias do Estado, prefeituras, Fiep, associações comerciais, Faciap, Sebrae, Agência de Fomento, comerciantes, empresários, empreendedores e lideranças locais e regionais. O objetivo é assegurar a eficiência no lançamento e execução dos projetos, levando em conta as características regionais. 

Serão dois encontros diários, até o dia 5 de março, que seguem a divisão da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Os primeiros acontecem em Santo Antônio da Platina (Amunorpi), às 10 horas, e Cornélio Procópio (Amunop), às 14h30.
O PROGRAMA – O Bom Negócio Paraná assegura a capacitação gerencial e o crédito subsidiado. Tem como meta atingir 60 mil micro e pequenos empreendimentos formais e informais, com receita bruta de até R$ 2,4 milhões por ano. As linhas de crédito variam de 0,58% a 1,1% ao mês e serão ofertadas pelo Banco do Empreendedor da Agência de Fomento. Quanto mais capacitado o empreendedor, mais barato será o juro. Os recursos podem ser aplicados em capital de giro e na realização de obras, reformas, compra de móveis, instalações, montagens e aquisição de máquinas e equipamentos.
Os cursos gratuitos de capacitação gerencial serão ministrados em parceria com entidades empresariais. Cada curso terá a duração de 66 horas, durante 22 dias, nas seguintes áreas: empreendedorismo e projeto de vida, gestão de negócios, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão comercial e gestão estratégica.
FÓRUM – Criado para discutir políticas públicas que beneficiem as micro e pequenas empresas, o Fórum Estadual Permanente reúne 32 representantes do governo, entidades de apoio e de representação do segmento de microempresas e empresas de pequeno porte. É a instância governamental competente para cuidar dos aspectos não-tributários relativos ao tratamento diferenciado ao setor.
A meta agora é ampliar sua atuação com a criação de fóruns regionais nas 18 microrregiões, também de acordo com a divisão da AMP. As novas entidades vão criar canais institucionais de interlocução com representantes locais, fomentando o debate de questões políticas e empresariais com o objetivo de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e competitividade de pequenos negócios.
Além disso, os Fóruns Regionais vão atuar no processo de regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios, sobretudo na aplicação dos benefícios previstos na legislação.

 

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