Na disputa, o modelo criado em Foz do Iguaçu percorrerá um circuito na rua ao redor do Discovery Green, em Houston, na categoria 'protótipos futuristas'. A avaliação levará em conta a maior distância percorrida, com o menor consumo de energia. Além do etanol, é permitido o uso de outros combustíveis, como gasolina e diesel, ou de outras fontes de energia alternativas – hidrogênio, biomassa, energia solar ou elétrica.
Conquista em São Paulo anima estudantes
Mesmo com a opção de um combustível convencional, o carrinho dos estudantes brasileiros têm chances de vencer. Em 2011, o veículo vencedor da competição da Shell conquistou a marca de 360 quilômetros por litro de etanol. No mesmo ano, outro protótipo criado pelo mesmo grupo de universitários da Unioeste fez 736 quilômetros com um litro de etanol, durante a Maratona Universitária de Eficiência Energética, realizada em São Paulo (SP). Uma diferença de 376 quilômetros a favor dos alunos de Foz, integrantes do Grupo Cataratas de Eficiência Energética, o Gcee.
Mais uma vantagem: fibra de carbono
A equipe é composta por 25 alunos – 12 deles envolvidos diretamente no projeto. “Esperamos ficar entre os primeiros colocados”, disse o estudante Renan Temp. Agora, eles têm outra vantagem. A carenagem do novo modelo está sendo desenvolvida em fibra de carbono, o mesmo material usado nos veículos de Formula 1. O protótipo feito no ano passado, o que atingiu 736 quilômetros por litro, era feito em resinas e fibra de vidro – materiais mais frágeis que o atual.
“Para conciliar a rigidez exigida pela competição e a leveza, optamos pela fibra de carbono”, disse o coordenador do Grupo Cataratas, Moacir Fonteque Júnior, engenheiro eletrônico do Departamento de Operação de Segurança da Itaipu e docente da Unioste.
Viagem depende de patrocínio
O veículo deve seguir para Houston na próxima semana. Os estudantes embarcam no final de março, mas a viagem depende de patrocínio. “Toda a ajuda é bem-vinda. As empresas interessadas em prover qualquer tipo de apoio podem nos procurar”, afirmou Fonteque Júnior. O contato é prof_fonteque@hotmail.com.
História
A Shell Eco Maratona começou em 1939, no laboratório de pesquisas da Shell, nos Estados Unidos, como uma aposta amistosa entre os cientistas. O propósito era o mesmo da atualidade: provar quem tinha o veículo capaz de percorrer a maior distância, com o menor gasto de combustível. O vencedor conquistou 50 milhas por galão, o mesmo que 21 quilômetros por litro.
Da Assessoria - Itaipu Binacional
Protótipo desenvolvido no PTI participará de competição no Texas
Um veículo movido a etanol, que está sendo desenvolvido no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) por alunos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Unioeste, pode trazer ao Brasil o título de melhor protótipo em eficiência energética das Américas. O modelo, construído sob supervisão de um engenheiro de Itaipu, disputará o Shell Eco Maratona Américas 2012. O evento ocorre entre os dias 29 de março e 1º de abril, em Houston, no Texas (EUA), onde está a sede da Shell. São esperados grupos de 31 universidades de todo o continente. O valor do prêmio nesta categoria gira em torno de 10 mil dólares.
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 536° Feira de Automóveis de Toledo (Feauto) será nos dias 7, 8 e 9 de novembro
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo



