“Estamos recebendo muitos pedidos de informações sobre a eleição, especialmente em relação a comprovação do trabalho com a criança e o adolescente, uma das exigência para pleitear o cargo. Nossa expectativa é de um grande número de inscrições na segunda e na terça-feiras, últimos dias do prazo”, diz ela.
Para concorrer ao cargo os candidatos devem ter reconhecida idoneidade moral; experiência profissional comprovada de no mínimo dois anos no trato direto e continuado com crianças e adolescentes; residir no município há pelo menos dois anos; idade igual ou superior a 21 anos; apresentar os documentos pessoais solicitados; não ter sido penalizado com a destituição da função de conselheiro titular nos cinco anos que antecedem a eleição; que tenha ocupado ou ocupe o cargo de conselheiro e que esteja respondendo denúncia objeto de processo administrativo ou demitido por meio deste.
A função de conselheiro tutelar exige dedicação exclusiva, devendo o candidato eleito desincompatibilizar-se de outras funções na atividade pública e/ou privada. Também não é permitida a participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para concorrer ele deverá solicitar o seu afastamento. O servidor municipal eleito poderá optar entre o valor do cargo de conselheiro ou o valor total dos seus vencimentos.
A eleição dos novos integrantes do Conselho será no dia 26 de abril, das 9 às 17h, em locais ainda a serem definidos. Todos os eleitores de Toledo poderão participar do processo eleitoral. Os candidatos poderão fazer as suas campanhas no período de 26 de março a 25 de abril e estão sujeitos as normas eleitorais previstas no edital 02/2012. Serão considerados eleitos os cinco candidatos mais votados. Em caso de empate de votos, considera-se eleito o candidato que possuir maior idade.
Os novos conselheiros serão empossados no dia 30 de junho de 2012, para um período de quatro anos, e somente poderão assumir após a conclusão de um curso de capacitação, a cargo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O não comparecimento no curso, tanto dos titulares como suplentes, implica na perda do direito de assumir o cargo. A remuneração dos conselheiros será de R$ 1.641,12, sujeita a reajuste anual em maio, com base no INPC acumulado no ano anterior.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Prorrogadas inscrições para eleição do Conselho Tutelar
Foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro (terça-feira), as inscrições para os interessados em concorrer a uma vaga no Conselho Tutelar, gestão 2012/2015. A cada três anos são escolhidos novos membros, os quais devem ser eleitos pela comunidade. Os interessados deverão inscrever-se na sede da Secretaria Executiva dos Conselhos, na rua Cyro Fernandes do lago, 167, na Vila Pioneiro, onde também funciona a Secretaria de Assistência Social, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, mediante a apresentação dos documentos solicitados. A procura por informações nos últimos dias tem sido grande e a expectativa é de um bom número de inscritos, segundo informa a secretaria executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tânia Midding.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025