1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Especialização em Vigilância Sanitária abre inscrições em Unipar de Umuarama

A Universidade Paranaense – Unipar continua com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação da modalidade lato sensu. Para este ano, são mais de oitenta opções nas modalidades especialização e MBA. Tradicionais e novos têm chamado a atenção dos profissionais que anseiam pelo aperfeiçoamento de suas habilidades. Na lista dos consolidados está a especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiologia em Saúde, oferecido na Unidade de Umuarama. Abrindo trinta vagas, é destinado a portadores de diploma de curso superior que exerçam ou pretendam atuar em atividades profissionais da vigilância sanitária, na produção ou distribuição de alimentos e na área da saúde pública.

26/02/2012 - 12:14


“Desenvolver habilidades e competências que resultem numa melhor qualidade dos serviços prestados por esses profissionais, dentro de uma visão crítica, são objetivos da especialização”, diz o coordenador, professor Luiz Sérgio Merlini, apontando os diferenciais do curso.
Um deles é o projeto pedagógico que segue fielmente as normas do MEC e totalmente sintonizado com as necessidades do mercado de trabalho. Ele chama a atenção também para o grande acervo de livros nas bibliotecas da Unipar, para os laboratórios que podem ser usados em atividades práticas e para o corpo docente de alto nível. “Temos que lembrar também que a especialização é uma das mais sólidas da Unipar; estamos, neste ano, abrindo a 9ª turma”, destaca.
Quem já cursou a especialização diz estar satisfeito. O secretário municipal de Saúde, José Gonçalves Dias Neto, é um dos que afirmam categóricos que o curso atendeu suas expectativas: “Além do conhecimento dos mestres e doutores, todos nós alunos tivemos a oportunidade única de discutir junto ao grupo todas as nuances das disciplinas, aplicadas à nossa realidade profissional e cotidiana”.
Ele, que se graduou em Farmácia, diz também que investiu na pós-graduação porque, hoje, é fundamental a todo e qualquer profissional: “Nela está o diferencial e o indicativo de comprometimento do graduado com sua formação. Resolvi fazer pós-graduação para ampliar meus conhecimentos e também ser melhor remunerado no mercado de trabalho”. E justifica a opção: “Como farmacêutico, envolvido até a ‘raiz do cabelo’ em saúde coletiva/pública, não tive dúvida em me dedicar a esta área. A Unipar, com excelente qualidade de ensino e infraestrutura, oferece a chance; Umuarama é uma cidade pólo, que agrega uma série de diferenciais; logo, o resultado vem ao encontro das expectativas de quem busca novas oportunidades e conquistas”.
Controle público, saúde pública, legislação, microbiologia de alimentos, ética, zoonoses, psicologia do trabalho e metodologia da pesquisa científica estão entre os vários temas focados pelas disciplinas que compõem a grade curricular de 360 horas.
As aulas serão ministradas em regime quinzenal, às sextas-feiras e aos sábados. Mais informações no site da pós-graduação ou pelo telefone (44) 3621-2816.

Mercado de trabalho exigente
Andréia Herrera Dias, formada em Tecnologia em Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá, fez a pós-graduação na Unipar. Ela trabalha numa indústria de alimentos. “Terminei a graduação em 2009; no ano seguinte já fiz a especialização”, diz, acrescentando que o intuito era, além de ampliar os conhecimentos, “encontrar maiores possibilidades no mercado de trabalho, inclusive concursos públicos”. Ela diz que gostou do curso: “Foi importante, porque no dia a dia do meu trabalho posso aplicar os conhecimentos que adquiri no curso, além do que os professores foram excelentes, com muita experiência na área e ótima didática”.
Um outro diferencial do curso é apontado pela ex-aluna Isabel Cristina Caetano. “A especialização tem excelente grade curricular”, enfatiza. Graduada em Ciências Biológicas e Farmácia, diz que fez a pós-graduação porque é “muito importante para melhorar o desempenho profissional, pois o mercado de trabalho exige isso”. Diz que optou por esta área porque sempre a fascinou. “A saúde pública é muito importante. Nesta área aprendemos que os riscos existem e temos que levar esses cuidados para toda a população”, diz a acadêmica, que atualmente faz mestrado em Ciência Animal na Unipar.

Da Assessoria - Unipar

Sem nome %281144 x 250 px%29