1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Entidades visam estimular qualificação empresarial

Cerca de 200 pessoas, entre lideranças de diversos estados do Brasil, empreendedores e empresários participaram na última sexta-feira e sábado, dias 24 e 25, do VIII Encontro Nacional de Líderes de Micro e Pequenas Empresas e do 21º Encontro das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná, respectivamente. O objetivo dos encontros foi fortalecer as entidades representativas e capacitar empresários para a gestão.

27/02/2012 - 15:11


Os eventos foram realizados pela Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Movimento Nacional da Micro e Pequena Empresa (Monampe), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Fampepar) e Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Ampec Micromar).
A iniciativa também contou com o apoio do Sebrae/PR, da Federação das Micro e Pequenas Indústrias do Estado do Paraná (Fempipar), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio/PR) e do Governo do Paraná, por meio do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná.
O presidente da Conampe, do Monampe e diretor geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Estado do Paraná, Ercílio Santinoni, destaca que, na sexta-feira, foi traçado o planejamento estratégico da Conampe. “Buscamos estabelecer metas até 2014 de modo a atender os interesses de cada estado do país”, frisou Santinoni, que também é conselheiro do Sebrae/PR.
Jonas Bertão, presidente da Fampepar, informou que as entidades representativas estão pleiteando uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. A intenção é levar até o Governo Federal as expectativas das micro e pequenas empresas. “Ano passado, foi cogitada a criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas, e temos interesse nisso”, completou. Bertão também adiantou que foi definido o calendário de eventos nacionais para 2012.
Aparecido Balbino de Queiroz, presidente da Ampec Micromar, afirmou que a troca de experiências entre os representantes de diversos estados brasileiros, como Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Brasília, foi muito produtiva. “Unificamos os interesses dos estados e alinhamos as idéias no plano de ação”, declarou Queiroz.
Entre os temas mais discutidos no VIII Encontro Nacional, estão questões ambientais, acesso a tecnologias para o aumento de competitividade, e a profissionalização dos empresários. “Lamentamos a resistência de empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas em participarem de iniciativas como esta. Mesmo assim, seguimos lutando pela causa do setor”, enfatizou Queiroz. 
Valdemar Luiz Horbelt Coutinho, presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Espírito Santo (Femicro-ES), disse que a tendência é que esses eventos se tornem cada vez mais ricos em informações. “Há 20 anos não se ouvia falar de micro e pequenas empresas, mas a mobilização das entidades tem feito o setor aparecer e conquistar benefícios. Inclusive, as crises econômicas têm mostrado o quanto as micro e pequenas empresas são importantes para o País”, reforçou Valdemar Coutinho.
Já o 21º Encontro das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná é o primeiro de dez eventos que serão realizados no Estado este ano. O intuito, segundo Jonas Bertão, foi oferecer palestras com temáticas voltadas para gestão empresarial. “Temos observado que problemas administrativos são os que mais afetam empreendimentos, e não o financeiro. Quando o empresário se profissionaliza em gestão, geralmente consegue acesso ao crédito e cresce”, explicou.
O Encontro também buscou apresentar os produtos e serviços oferecidos pelas entidades, como certificação digital, convênios médicos, informações cadastrais de crédito por meio do Serasa e SPC, entre outros, das quais os associados podem desfrutar. Ercílio Santinoni destacou ainda que, recentemente, foi firmada parceria com o Sebrae/PR, que oferecerá o Programa Capacitar, aumentando os serviços prestados aos empresários na área de gestão empresarial.
Gilmar Silvio Bachi, empresário e vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil), participou do evento e afirmou que as palestras vieram ao encontro das necessidades atuais, que é transformar oportunidades em resultados. “Atualmente, não há como prosseguir se não buscarmos a profissionalização. Até mesmo o código civil aboliu o termo comerciante, caracterizando o empresário como aquele que tem habilidades e profissionalismo”, argumentou.
Mais informações sobre as ações deste ano, planejadas pelas entidades, podem ser obtidas por meio da Ampec Micromar, pelo telefone (44) 3029-9040, ou pela Fampepar, no (44) 3031-0374.

Da Agência Brasil

Sem nome %281144 x 250 px%29