Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

Welter questiona movimentação de ações da Sanepar na Bolsa, nos dias que antecedem o reajuste

Em sessão da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (27), o deputado estadual Elton Welter, se pronunciou sobre a questão do tarifaço da Sanepar. Welter destacou além do aumento abusivo que a Sanepar aplicou na tarifa da água e esgoto, a movimentação das ações da Sanepar, na Bolsa de Valores, nos dias que antecederam a divulgação do reajuste da tarifa. Para o deputado, isto poderá resultar numa investigação de possível escândalo financeiro. 

27/02/2012 - 17:35


“Neste ano nos surpreendemos novamente, desta vez com o aumento de mais 16% na tarifa. O lucro vai subir, não para atender a população, mas aos interesses do mercado.” Ainda para o deputado, “As ações deveriam atender as necessidades da população. Isso é muito preocupante, e por isso a bancada esta estudando o assunto para questionar este aumento abusivo da Sanepar”, afirma Welter.

O deputado explica que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é muito exigente quando se trata da obrigação das empresas com ações na bolsa, como por exemplo, a de comunicar com antecedência o mercado sobre qualquer fato que influa (positiva ou negativamente) nas cotações. São os Fatos Relevantes.

Estas ações foram negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), e apresentaram excelente valorização. No dia 15 deste mês, por exemplo, foram vendidas com uma valorização de 4,56% em relação ao pregão do dia anterior. No dia 16, nova alta: 2,85%. Maior ainda foi no dia 17, quando seus papéis foram negociados com um índice 6,85% maior.

“Para se ter ideia, quem, no dia 14, era dono de R$ 100 mil reais em ações da companhia paranaense, teve seu capital aumentado para R$ 115.700,00 em apenas três dias”, calculou o deputado.
Welter relata que o decreto de reajuste baixado pelo governador Beto Richa data do dia 15. No dia 16, o Fato Relevante ainda não estava no site da Sanepar, e só foi aparecer no site da Bovespa no dia 17. “Quando quem sabia e podia já tinha feito a festa. A propósito, o ex-presidente da Sanepar Stênio Jacob foi punido pela CVM pelo simples fato de ter comentado sobre planos de investimento sem antes ter publicado um “Fato Relevante”, pontua o deputado.

Para o parlamentar, essas altas consecutivas ocorreram exatamente nos três dias em que o índice Bovespa médio, teve comportamento bem modesto. “Por exemplo, no dia 17, quando a ação da Sanepar subiu 6,85%, a Bovespa teve uma valorização de apenas 0,09%. E em relação à alta do dia 16. Por que, repentinamente, o papel se valorizou tanto nesse dia? Por que tantos investidores adquiriram o papel?”, questiona Welter.

A explicação foi encontrada somente no dia seguinte, 17, quando o site da Bovespa publicou o “Fato Relevante” emitido pela Sanepar dando conta que um decreto do governador, assinado (mas não publicado) no dia 15, havia determinado aumento de 16% nas tarifas de água e esgoto a vigorar a partir de 19 de março. “Nos parece que tinha gente que já sabia previamente que haveria reajuste na tarifa e consequentemente, valorização das ações? Se sim, tal fato explicaria porque nos três dias citados foram negociadas mais de 470 mil ações, logicamente adquiridas na baixa. O volume médio negociado nos dias anteriores oscilava em torno de 30 mil ou 40 mil ações”.
Ainda para o líder da Bancada de Oposição, “ao contrário da lógica do Governo Federal, que aplica o índice por setor, a Sanepar não segue este padrão, pois a tarifa tem reajustes de forma incompreendida”.

 

 

Por  Denise Ortega
DRT/PR 7185
Assessora de Imprensa

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29