Serão duas turmas – uma de linguagem e outra de matemática -, com atividades nas terças à noite e nos sábados pela manhã, até setembro deste ano. O programa de formação continuada de professores visa melhorar a qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática no ensino fundamental. O programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada.
Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores do ensino fundamental, elevando a qualidade do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e matemática é um dos principais objetivos desta capacitação, conforme ressalta a diretora do Departamento de Educação de Toledo, Eliana Buzin. “Propor momentos que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente, vem de encontro às propostas do processo de ensino e aprendizagem da Secretaria de Educação de Toledo”.
O trabalho de sala de aula exige do professor uma constante atualização. Para Eliana, a busca do conhecimento, para que os alunos avancem nos estudos, faz com que os professores estejam sempre se preparando. “É importante que os professores participem destas formações continuadas. Além do contato com demais colegas, é uma forma de contato com o conteúdo que é desenvolvido em sala de aula”. Eliana explica, ainda, que a formação continuada, nestas disciplinas, é uma determinação do MEC, visto a necessidade, no ciclo de alfabetização, de que as crianças desenvolvam mais as áreas de linguagem e matemática.
Além da teoria, os professores terão que fazer as atividades práticas. Por esta razão foram selecionados para participar do curso os professores que atuam no ensino fundamental, diretamente com a regência de sala de aula, segundo explica Eliana.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Professores da rede municipal de ensino iniciam curso de Próletramento
Iniciou na noite de terça-feira (28), o curso de Próletramento da Secretaria Municipal de Educação de Toledo, realizado através do programa de formação continuada do Ministério da Educação (MEC). Cerca de 120 professores em regência de sala, do ensino fundamental, vão participar do curso.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 5Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica