1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Novos conselheiros da saúde assumem no final do mês, mas o número de integrantes será menor

Na reunião ordinária do Conselho da Saúde realizada, na noite de ontem (28), a composição do novo Conselho da Saúde (2012-2013) que deve assumir no final do mês de março gerou questionamentos. O motivo é que no ano passado, o Conselho sugeriu durante a Conferência da Saúde que fosse ampliado o número de membros passando de 40 para 48. No entanto, o resultado foi negativo, pois não houve a participação de alguns segmentos da sociedade. Diante disso, de acordo com o presidente do Conselho, Rodrigo Melonari, os conselheiros - por uma questão estratégica – aprovaram a redução do número de integrantes.

29/02/2012 - 17:41


Melonari diz que a principal preocupação é com a realização das reuniões do Conselho que para dar quorum precisa de 50% mais um. “No meio dos trabalhos muitos conselheiros perdem o estímulo para participar das reuniões e, então corria-se o risco de não ter o quorum. Na nossa gestão realizamos quase 100% das reuniões e esperamos que a próxima faça o mesmo”.

O presidente do Conselho da Saúde, Rodrigo Melonari, disse que a sociedade desconhece o trabalho realizado pelos conselheiros e, por muitas vezes, prefere procurar a imprensa e não o Conselho. “O Conselho da Saúde é o mais atuante legalmente e é o único que pode mudar algo, porém as pessoas não têm esta visão e, por sua vez, o gestor não tem o mesmo respeito pelo conselho”.

Ele disse que esta gestão falhou no sentido de buscar a sociedade e esclarecer a ela a importância e o funcionamento do Conselho. “Espero que os próximos conselheiros trabalhem esta questão. Ser conselheiro é uma luta diária e ninguém é remunerado. Somente faz isso quem gosta da atuação dentro da fiscalização social”.

Melonari relatou que gostaria que todos os problemas de saúde fossem sanados. “Que ninguém mais ficasse na fila de espera por um atendimento. Por mais que aconteçam melhorias na saúde, parece que a cada dia surge um problema diferente. O conselho deve estar diariamente com os olhos abertos ao problema da sociedade”.

Fiscalização das unidades

De acordo com o presidente do Conselho da Saúde, Rodrigo Melonari, a fiscalização das Unidades de Saúde foi um dos trabalhos positivos realizados pelo grupo. “Presenciamos situações precárias. Laudos técnicos foram elaborados e entregues ao Ministério Público. Atualmente, a Promotoria, a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde firmaram um acordo visando sanar os problemas das unidades, pois ainda há questões pendentes, como reformas na estrutura física, entre outros”.

Ele salientou que acredita que os novos conselheiros fiscalizem novamente estas unidades. “É preciso saber se o acordo firmado entre os três entes está sendo cumprido”.

Próxima gestão

A escolha da nova mesa diretiva deve ser realizada no primeiro dia de atuação do novo Conselho da Saúde.

Por Graciela de Souza 

Sem nome %281144 x 250 px%29