De acordo com a diretora do Departamento de Educação do município, Eliana Buzin, desde o ano passado os coordenadores veem recebendo orientações para as práticas relacionadas à leitura. “Existe um trabalho intenso de aquisição do código da criança. O processo de leitura, que vai dar condições para criança e o aluno, ainda precisa ser melhorado. Isso depende do procedimento que é proposto e a metodologia de ensino”, explica a diretora, apontando que o curso tem o propósito complementar às práticas e métodos aplicados em sala de aula.
Existem dados, segundo Eliana, que comprovam que as pessoas decodificam – elas conseguem ler o texto -, mas não conseguem extrair as informações básicas. “Não basta saber ler, tem que saber fazer o uso desta leitura. As práticas sociais do uso da leitura e da escrita”. Ela acrescenta que a intenção é formar uma rede de trabalho, onde os coordenadores e diretores, que participam da capacitação, repassem aos professores da escola os direcionamentos.
“Temos duas pessoas da nossa equipe que recebem a formação no instituto,
Além das Letras - A primeira ação do programa é identificar os municípios que realizam um trabalho adequado. Desde 2004 o programa seleciona as boas práticas de formação em alfabetização desenvolvidas pelas equipes das secretarias municipais de educação de todo o Brasil.
Toledo, conforme Eliana, foi uma das cidades selecionadas para a prática, visando o aperfeiçoamento dos educadores e a troca de experiências, trazendo mais conhecimento na área. “Essa parceria tem por intuito melhorias na qualidade do ensino, garantindo uma alfabetização eficiente às crianças”, conclui.
Da Assessoria