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EDUCAÇÃO

Professores participam de capacitação

Alfabetizar as crianças para que, além de saber ler e escrever efetivamente, elas sejam capazes de entender e atribuir novos significados ao que leem é o principal objetivo do curso de formação continuada “Além das Letras” para educadores da rede municipal de ensino. Coordenadores e diretores das escolas municipais de Toledo estão participando das atividades, que iniciaram nesta quarta-feira, 29, e deverão se estender ao longo deste ano. O curso é uma parceria entre o Instituto Avisa Lá Banco Santander e Secretaria Municipal de Educação de Toledo.

29/02/2012 - 18:03


De acordo com a diretora do Departamento de Educação do município, Eliana Buzin, desde o ano passado os coordenadores veem recebendo orientações para as práticas relacionadas à leitura. “Existe um trabalho intenso de aquisição do código da criança. O processo de leitura, que vai dar condições para criança e o aluno, ainda precisa ser melhorado. Isso depende do procedimento que é proposto e a metodologia de ensino”, explica a diretora, apontando que o curso tem o propósito complementar às práticas e métodos aplicados em sala de aula.

Existem dados, segundo Eliana, que comprovam que as pessoas decodificam – elas conseguem ler o texto -, mas não conseguem extrair as informações básicas. “Não basta saber ler, tem que saber fazer o uso desta leitura. As práticas sociais do uso da leitura e da escrita”. Ela acrescenta que a intenção é formar uma rede de trabalho, onde os coordenadores e diretores, que participam da capacitação, repassem aos professores da escola os direcionamentos.

“Temos duas pessoas da nossa equipe que recebem a formação no instituto, em São Paulo. Elas vêm e trabalham com os coordenadores aqui, que, por sua vez, trabalham com os professores nas escolas e estes com os alunos”, explica a diretora, ressaltando que processo continuado da escola vai girar em torno deste trabalho.

Além das Letras - A primeira ação do programa é identificar os municípios que realizam um trabalho adequado. Desde 2004 o programa seleciona as boas práticas de formação em alfabetização desenvolvidas pelas equipes das secretarias municipais de educação de todo o Brasil.

Toledo, conforme Eliana, foi uma das cidades selecionadas para a prática, visando o aperfeiçoamento dos educadores e a troca de experiências, trazendo mais conhecimento na área. “Essa parceria tem por intuito melhorias na qualidade do ensino, garantindo uma alfabetização eficiente às crianças”, conclui.

Da Assessoria

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