1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Secretário divulga Universidade em Ação nas instituições de ensino superior

O secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, divulga, até esta sexta-feira (2), o programa Universidade em Ação, para as comunidades acadêmicas das instituições estaduais de ensino superior. Inspirado no Projeto Rondon e no Programa Universidade Sem Fronteira, o programa prevê a melhoria da qualidade de vida da população e desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos.

01/03/2012 - 12:56


O Universidade em Ação é uma parceria entre a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Vamos fortalecer a presença do Governo do Estado em todos os municípios, por menores que sejam, a partir da soma das políticas públicas de várias secretarias com a estrutura de serviços oferecida pelas universidades”, afirmou Quinteiro.
As equipes serão formadas por docentes e estudantes voluntários, que farão o levantamento das principais dificuldades das cidades com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e farão ações para promover cidadania, inclusão social e desenvolvimento nessas comunidades. Os projetos seguirão áreas temáticas da extensão universitária, como cultura, direitos humanos, justiça. educação, saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho.
Segundo a professora Adriane Martins, colaboradora do programa, a iniciativa do governo aproxima a universidade da comunidade, trazendo benefícios para ambas as partes, fortalecendo o ensino, pesquisa e extensão, “que é a base das atividades do ensino superior no Paraná”.

AGENDA
Na quarta-feira (29), o secretário esteve nas universidades estaduais do Centro-Oeste (Unioeste), em Cascavel, e do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava. Nesta quinta-feira (1.º), foi a vez da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho. Nesta sexta-feira (2), Quinteiro divulga o programa Universidade em Ação, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Maringá.
Para o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, o projeto possibilita a prática do aprendizado sala de aula. “Estaremos formando cidadãos melhores e mais solidários”, disse o reitor. Em Guarapuava, o projeto foi recebido com entusiasmo. “A Unicentro desenvolve um trabalho muito importante em várias áreas para atender a comunidade, e este novo programa tem tudo para dar certo. Temos condições plenas de trabalhar em conjunto com o Universidade em Ação e vamos nos unir ao governo para que todos os cidadãos sintam-se inseridos na sociedade”, disse o vice-reitor Osmar de Souza.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29