1144x150 %284%29

GERAL

Aquário de Toledo ganha novas espécies em tanque de água salgada

O Aquário Municipal de Toledo Dr. Romolo Martinelli está destacando-se cada vez em todo Brasil. Maior aquário do sul do país e um dos maiores de água doce do país, o espaço recebe turistas de todas as regiões do estado, do Brasil e também alguns estrangeiros. Desde 2007, cerca de 300 mil pessoas já passaram pelo local, segundo dados locais.

01/03/2012 - 14:53


Com estrutura física de 410 metros quadrados, o Aquário compõe um espaço que abriga mais de 60 espécies de peixes originários das bacias do Rio Paraná, Rio Iguaçu e Rio Amazonas, além de um tanque de água salgada, com mais de 30 peixes marinhos. No total, são quase 500 peixes em exibição no Aquário Municipal de Toledo, em dez tanques.
De acordo com a coordenadora do espaço, Beatriz “Bia” Bach, pela sua beleza, espécies de peixes e por ser o único no sul do Brasil, o aquário atrai visitantes de todas as regiões e países vizinhos. “O aquário é um grande atrativo para a população. As pessoas ficam admiradas com a beleza e as espécies diferentes. Isso atrai o interesse dos visitantes. Já recebemos grupos de todas as regiões do Brasil”.
Depois da colocação de novas espécies de peixes oceânicos e a instalação de jatos iluminados que decoram o acesso ao prédio, no começo do ano, nesta semana o Aquário Municipal ganhou novos habitantes. No tanque de água salgada foram colocadas espécies de Stripe Damsel; Sais in Tiny e Helf Black Angel , enfeitando ainda mais o ambiente marinho.
Para Bia, as novidades sempre agradam o público. “As pessoas costumam visitar seguidamente o Aquário para ver as novidades e até mesmo por carinho aos peixes que estão aqui há mais tempo”, conta Bia, destacando que nos últimos dias, com as novas espécies de peixes oceânicos, o número de visitante aumentou significativamente.

Projetos
O Aquário Dr. Romolo Martinelli, cartão postal do município, além de ser uma opção de lazer, é também uma alternativa para projetos de educação ambiental e pedagógica, desenvolvidas com universidades de Toledo. “Com cursos na área em Toledo, muitos universitários, pesquisadores e professores, em parceria com o município, trabalham na realização de projetos, como educação ambiental nas escolas, produção de alimento vivo, produção de plantas aquáticas e a pescaria no lago do Parque Ecológico Diva Paim Barth”, explica Bia, ressaltado que estas ações trazem para a população uma nova consciência de respeito ao meio ambiente.
O Aquário está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 12h, das 14h às 16h e das 18h às 20h. O acesso ao local é gratuito. Também pode ser feito agendamento para visitação, de grupos e escolas, pelo telefone (45) 3277-3726.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29