A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde pretende reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família.
O Município de Toledo possui cinco equipes, sendo que três delas estão na unidade de saúde do Jardim Europa/América e duas no bairro São Francisco.
Denise diz que o PSF é uma estratégia fundamental na atenção primária. “Ele trabalha dentro de um território geográfico definido e cuida para que os membros desta comunidade não adoeçam”.
As equipes, segundo ela, fazem atendimentos domiciliares e na unidade, visando um acompanhamento mais rigoroso dos pacientes e seus familiares, visando a prevenção de doenças e o tratamento aos pacientes, além da realização de atividades educativas na unidade.
A secretária relatou que o investimento para formatar cada equipe é de aproximadamente R$ 30 mil. “A equipe envolve um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, quatro agentes comunitários, além do apoio administrativo”. Ela acrescentou que um concurso público poderá ser realizado para a contratação de médicos. No entanto, os demais profissionais serão contratados de concursos abertos.
As regras do PSF apontam que cada equipe é responsável por no máximo quatro mil pessoas, por está lógica, Toledo com uma população de 119.313 habitantes poderia ter 29 equipes do PSF. O objetivo é atuar na prevenção, aumentando a resolutividade da atenção básica e consequentemente diminuído as demandas que sobrecarregam as especialidades. O PSF visa mudar a lógica da gestão.
As Unidades Básicas de Saúde no Santa Clara IV, Concórdia e Pancera devem ser entregues no final deste semestre.
SAÚDE
Mesmo com ampliação do PSF, Toledo não atinge 30% das equipes que tem direito
Os integrantes do Conselho da Saúde aprovaram, nesta semana, a formação de outras equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (PSF). Uma atenderá a população do Panorama I e loteamento Imperador e outra para a realização de atividades no Belo Horizonte, Panorama II e adjacências. Segundo a secretária de saúde, Denise Liell, uma terceira equipe será constituída para atender as pessoas dos bairros Bressan e César Park. Conforme as regras do PSF, o Município de Toledo poderia ter 29 equipes.
Mais lidas
- 1Cerca de 10 mil pessoas agitam o Parque Diva Paim Barth durante a Virada Cultural
- 2Depois da ponte
- 3Unioeste recebe Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável
- 4UBS de Toledo iniciam vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
- 5Circo da Magia comemora aniversário com espetáculo "Elora"
Últimas notícias
- 1Volume de chuva já passou de 100 mm em cidades do Oeste do Paraná nesta sexta-feira
- 273 anos de história e progresso: Toledo segue crescendo com sua gente
- 3Embaixada Solidária recebe o Prêmio Luiz Gama, um dos mais importantes reconhecimentos do Brasil em Direitos Humanos
- 4Projeto de urbanização do Jardim Coopagro é aprovado em audiência pública
- 5Simepar e Defesa Civil alertam para tempestades severas no Oeste e Noroeste nesta sexta




