A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde pretende reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família.
O Município de Toledo possui cinco equipes, sendo que três delas estão na unidade de saúde do Jardim Europa/América e duas no bairro São Francisco.
Denise diz que o PSF é uma estratégia fundamental na atenção primária. “Ele trabalha dentro de um território geográfico definido e cuida para que os membros desta comunidade não adoeçam”.
As equipes, segundo ela, fazem atendimentos domiciliares e na unidade, visando um acompanhamento mais rigoroso dos pacientes e seus familiares, visando a prevenção de doenças e o tratamento aos pacientes, além da realização de atividades educativas na unidade.
A secretária relatou que o investimento para formatar cada equipe é de aproximadamente R$ 30 mil. “A equipe envolve um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, quatro agentes comunitários, além do apoio administrativo”. Ela acrescentou que um concurso público poderá ser realizado para a contratação de médicos. No entanto, os demais profissionais serão contratados de concursos abertos.
As regras do PSF apontam que cada equipe é responsável por no máximo quatro mil pessoas, por está lógica, Toledo com uma população de 119.313 habitantes poderia ter 29 equipes do PSF. O objetivo é atuar na prevenção, aumentando a resolutividade da atenção básica e consequentemente diminuído as demandas que sobrecarregam as especialidades. O PSF visa mudar a lógica da gestão.
As Unidades Básicas de Saúde no Santa Clara IV, Concórdia e Pancera devem ser entregues no final deste semestre.
SAÚDE
Mesmo com ampliação do PSF, Toledo não atinge 30% das equipes que tem direito
Os integrantes do Conselho da Saúde aprovaram, nesta semana, a formação de outras equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (PSF). Uma atenderá a população do Panorama I e loteamento Imperador e outra para a realização de atividades no Belo Horizonte, Panorama II e adjacências. Segundo a secretária de saúde, Denise Liell, uma terceira equipe será constituída para atender as pessoas dos bairros Bressan e César Park. Conforme as regras do PSF, o Município de Toledo poderia ter 29 equipes.
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 536° Feira de Automóveis de Toledo (Feauto) será nos dias 7, 8 e 9 de novembro
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo




