Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Livro de receitas de pioneiras de Toledo marca a abertura da Semana da Mulher

Gradativamente, a mulher participou de uma transformação, na qual a sua habilidade ultrapassou a fronteira da arte culinária e do dom de cuidar de sua família para ser inserida no mercado de trabalho, na produção, no comércio, na indústria ou na arte do negócio. Para a presidente do Conselho da Mulher, Simone Ferrari, a mulher mostra que tem capacidade para estar inserida em qualquer tipo de trabalho. Este foi o cenário da abertura da segunda edição da Exposição da Mulher Pioneira de Toledo.

01/03/2012 - 18:03


Neste ano, a novidade é a busca por utensílios, vestuários e receitas utilizadas pelas mulheres, os quais foram utilizados para o sustento de suas famílias. Simone disse que uma equipe pesquisou por receitas que eram servidas durante a semana, aos finais de semana e nos dias de festa. “Buscamos os utensílios que diz respeito a arte, a vida e atividade culinária da família, onde envolve toda a habilidade da mulher. É fantástico, porque neste horizonte percebeu-se o talento da mulher em transformar os alimentos. A exposição traz o resgate da alimentação da etnia da colonização”.
Ela relatou que as receitas reunidas pela equipe formataram o livro: Receitas das Pioneiras, o qual será distribuído para os visitantes da exposição. “A obra traz o resgate de algumas fotos, nas quais as mulheres trabalhavam em algumas festas na cozinha fazendo a transformação desta alimentação e as receitas de doce de abóbora na cal, grostalli, pão de mel, refresco de abacaxi, geleia de bergamota, entre outras”.
A exposição, de acordo com Simone, é uma oportunidade de reconhecer o trabalho da mulher pioneira. “Um processo de inserção, valorização, reconhecimento que a mulher tem talento, capacidade, é um ser pensante e tem sentimentos”.
A presidente do conselho da mulher acrescentou que o desafio para mulher é buscar os seus direitos e ser respeitada. “Está mais do que visto as suas habilidades e as suas conquistas. O que é preciso agora é respeito de ambos os sexos e admitir que não estamos para competir, mas para somar. Hoje se a mulher voltar para dentro de casa como se dará o sustento da família? O pilar deve ser gerenciado pelos dois e, certamente teríamo um abalo dentro da estrutura da sociedade”.

Sem nome %281144 x 250 px%29