Casa de not%c3%adcias 1144x150

Foz do Iguaçu sedia fórum legislativo sobre a Copa do Mundo 2014

O primeiro relatório das ações que estão em desenvolvimento nas doze cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 será divulgado na próxima segunda-feira (5), em Foz do Iguaçu, durante o Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. O turismo como fator de integração e desenvolvimento da faixa de fronteira também será tema de debate durante o encontro, que terá as presenças dos ministros do Esporte, Aldo Rebelo, e do Turismo, Gastão Vieira, além de secretários de Estado e representantes do setor turístico.

02/03/2012 - 08:04


O Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo é composto por deputados e senadores, incluindo parlamentares das comissões de Turismo e Desporto da Câmara e de Desenvolvimento Regional do Turismo do Senado Federal.
“O encontro em Foz servirá para um balizamento de tudo o que está sendo feito na preparação da Copa no Brasil. Todos os estados e o governo federal estão mobilizados”, disse o secretário de Estado da Copa 2014, Mário Celso Cunha.
A iniciativa é das Comissões de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara, e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado, com o apoio do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e dos ministérios do Esporte e do Turismo. Os integrantes das comissões visitaram, no ano passado, as 12 sedes brasileiras da Copa para avaliar obras de mobilidade urbana, aeroportos, estádios e infraestrutura.

Fronteira
A programação do encontro também inclui o debate “Turismo de Fronteira – Turismo como fator de integração e desenvolvimento da faixa de fronteira”. De acordo com o secretário de Estado do Turismo e coordenador do Núcleo de Fronteira do Paraná, Faisal Saleh, o fórum vai proporcionar um ambiente favorável para a discussão, por reunir representantes do governo federal e de outras instituições, como a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
“Vamos aproveitar os dados estatísticos do relatório elaborado pelos parlamentares e reunir as melhores experiências do setor no País, olhando também para a realização da Copa, porque termos cinco países vizinhos que vão jogar no Brasil”, afirmou o secretário.
Segundo ele, em função da participação de equipes sul-americanas no mundial de 2014, deverá haver grande movimentação de torcedores de países vizinhos na fronteira. “Teremos gente de todo o mundo visitando as Cataratas do Iguaçu e por isso é preciso acelerar os trabalhos de estruturação dos roteiros do Oeste e do Sudoeste do Estado”, disse o secretário.
A faixa paranaense fronteiriça é, entre todas as existentes no Brasil, a que possui o maior contingente populacional. Formada por 139 municípios, localizados em grande parte nas regiões Oeste e Sudoeste, ela tem 150 quilômetros de largura e 16 mil quilômetros de extensão. A área de fronteira do País engloba 27% do território nacional e abriga uma população de mais de 10 milhões de habitantes, distribuídos em 588 municípios de 11 estados, que fazem fronteira com 10 países.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29