O Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo é composto por deputados e senadores, incluindo parlamentares das comissões de Turismo e Desporto da Câmara e de Desenvolvimento Regional do Turismo do Senado Federal.
“O encontro em Foz servirá para um balizamento de tudo o que está sendo feito na preparação da Copa no Brasil. Todos os estados e o governo federal estão mobilizados”, disse o secretário de Estado da Copa 2014, Mário Celso Cunha.
A iniciativa é das Comissões de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara, e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado, com o apoio do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e dos ministérios do Esporte e do Turismo. Os integrantes das comissões visitaram, no ano passado, as 12 sedes brasileiras da Copa para avaliar obras de mobilidade urbana, aeroportos, estádios e infraestrutura.
Fronteira
A programação do encontro também inclui o debate “Turismo de Fronteira – Turismo como fator de integração e desenvolvimento da faixa de fronteira”. De acordo com o secretário de Estado do Turismo e coordenador do Núcleo de Fronteira do Paraná, Faisal Saleh, o fórum vai proporcionar um ambiente favorável para a discussão, por reunir representantes do governo federal e de outras instituições, como a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
“Vamos aproveitar os dados estatísticos do relatório elaborado pelos parlamentares e reunir as melhores experiências do setor no País, olhando também para a realização da Copa, porque termos cinco países vizinhos que vão jogar no Brasil”, afirmou o secretário.
Segundo ele, em função da participação de equipes sul-americanas no mundial de 2014, deverá haver grande movimentação de torcedores de países vizinhos na fronteira. “Teremos gente de todo o mundo visitando as Cataratas do Iguaçu e por isso é preciso acelerar os trabalhos de estruturação dos roteiros do Oeste e do Sudoeste do Estado”, disse o secretário.
A faixa paranaense fronteiriça é, entre todas as existentes no Brasil, a que possui o maior contingente populacional. Formada por 139 municípios, localizados em grande parte nas regiões Oeste e Sudoeste, ela tem 150 quilômetros de largura e 16 mil quilômetros de extensão. A área de fronteira do País engloba 27% do território nacional e abriga uma população de mais de 10 milhões de habitantes, distribuídos em 588 municípios de 11 estados, que fazem fronteira com 10 países.
Da Assessoria
Foz do Iguaçu sedia fórum legislativo sobre a Copa do Mundo 2014
O primeiro relatório das ações que estão em desenvolvimento nas doze cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 será divulgado na próxima segunda-feira (5), em Foz do Iguaçu, durante o Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. O turismo como fator de integração e desenvolvimento da faixa de fronteira também será tema de debate durante o encontro, que terá as presenças dos ministros do Esporte, Aldo Rebelo, e do Turismo, Gastão Vieira, além de secretários de Estado e representantes do setor turístico.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



