Propiciar o desenvolvimento pleno do estudante e o preparo ao exercício da cidadania, defendendo o respeito à diversidade social; contribuindo para o processo de educação e articulação de debates, com a participação da sociedade, são os principais objetivos da Escola de Pais, que vem para fortalecer a integração da família na escola, conforme explica a secretária de Educação de Toledo, Janice Salvador.
“Nós temos defendido na educação, sistematicamente, a ideia de que a qualidade de aprendizagem está vinculada também ao fato de pais e a escola utilizarem uma linguagem comum, compreenderem de uma maneira comum os processos que acontecem nas escolas, para que os pais acompanhem e valorizem as atividades escolares”, afirma Janice. Ela ressalta que a ideia é proporcionar instrumentos para pais, promovendo a prática do diálogo e a harmonia familiar, resultando num processo de ensino de qualidade.
Ao estreitar vínculos entre a escola e a comunidade, a Escola de Pais, de acordo com a secretária, busca tratar assuntos atuais, de interesse da comunidade escolar, trazendo assuntos que possam proporcionar maior qualidade na relação pais/escola. “Queremos estabelecer um vínculo, vigoroso e produtivo, entre a escola e os pais, discutindo questões pertinentes ao processo educacional das crianças, que eles dialoguem neste momento histórico que estamos vivendo”, salienta Janice. Ela lembra que no ano passado um dos temas foi o bullying, assunto em evidência na época, e que foi incorporado à Escola de Pais.
Há três anos o projeto foi implantando no município pela Secretaria de Educação e conta hoje com uma participação expressiva dos pais. “Percebemos da parte deles o desejo de ter um espaço para falar das questões educacionais. Muitas vezes os pais têm dificuldade em saber a melhor forma de conduzir e lidar com algumas situações. A Escola possibilita melhorar o entendimento destas problemáticas, trabalhando sempre em conjunto”.
O Projeto
Serão realizadas oficinas, palestras, grupos de discussões, troca de experiências, mostra de filmes e trabalhos com textos visando a discussão de temas de interesse de pais e filhos. Os assuntos são posteriormente aprofundados pelas escolas e creches, com novas atividades. A Escola de Pais, realizada pela Educação, envolve uma parceira com o Conselho Municipal da Mulher; secretarias de Atendimento à Mulher, Assistência Social e Saúde, e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Da Assessoria - Toledo
EDUCAÇÃO
Escola de Pais de Toledo retorna às atividades na próxima semana
Orientar e oferecer subsídios aos pais na missão de educar os filhos e oportunizar informações que favoreçam o relacionamento entre pais e filhos, procurando conscientizá-los de sua responsabilidade e do seu papel na educação, é a finalidade da Escola de Pais. Os trabalhos que serão realizados ao longo do ano serão apresentados na próxima terça-feira, 6. O lançamento será realizado no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, a partir das 19h30, reunindo professores e pais de alunos da rede municipal de ensino.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025