1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Escola de Pais de Toledo retorna às atividades na próxima semana

Orientar e oferecer subsídios aos pais na missão de educar os filhos e oportunizar informações que favoreçam o relacionamento entre pais e filhos, procurando conscientizá-los de sua responsabilidade e do seu papel na educação, é a finalidade da Escola de Pais. Os trabalhos que serão realizados ao longo do ano serão apresentados na próxima terça-feira, 6. O lançamento será realizado no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, a partir das 19h30, reunindo professores e pais de alunos da rede municipal de ensino.

02/03/2012 - 19:00


Propiciar o desenvolvimento pleno do estudante e o preparo ao exercício da cidadania, defendendo o respeito à diversidade social; contribuindo para o processo de educação e articulação de debates, com a participação da sociedade, são os principais objetivos da Escola de Pais, que vem para fortalecer a integração da família na escola, conforme explica a secretária de Educação de Toledo, Janice Salvador.
“Nós temos defendido na educação, sistematicamente, a ideia de que a qualidade de aprendizagem está vinculada também ao fato de pais e a escola utilizarem uma linguagem comum, compreenderem de uma maneira comum os processos que acontecem nas escolas, para que os pais acompanhem e valorizem as atividades escolares”, afirma Janice. Ela ressalta que a ideia é proporcionar instrumentos para pais, promovendo a prática do diálogo e a harmonia familiar, resultando num processo de ensino de qualidade.
Ao estreitar vínculos entre a escola e a comunidade, a Escola de Pais, de acordo com a secretária, busca tratar assuntos atuais, de interesse da comunidade escolar, trazendo assuntos que possam proporcionar maior qualidade na relação pais/escola.  “Queremos estabelecer um vínculo, vigoroso e produtivo, entre a escola e os pais, discutindo questões pertinentes ao processo educacional das crianças, que eles dialoguem neste momento histórico que estamos vivendo”, salienta Janice. Ela lembra que no ano passado um dos temas foi o bullying, assunto em evidência na época, e que foi incorporado à Escola de Pais.
Há três anos o projeto foi implantando no município pela Secretaria de Educação e conta hoje com uma participação expressiva dos pais. “Percebemos da parte deles o desejo de ter um espaço para falar das questões educacionais. Muitas vezes os pais têm dificuldade em saber a melhor forma de conduzir e lidar com algumas situações. A Escola possibilita melhorar o entendimento destas problemáticas, trabalhando sempre em conjunto”.

O Projeto

Serão realizadas oficinas, palestras, grupos de discussões, troca de experiências, mostra de filmes e trabalhos com textos visando a discussão de temas de interesse de pais e filhos. Os assuntos são posteriormente aprofundados pelas escolas e creches, com novas atividades. A Escola de Pais, realizada pela Educação, envolve uma parceira com o Conselho Municipal da Mulher; secretarias de Atendimento à Mulher, Assistência Social e Saúde, e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29