1144x150 %284%29

GERAL

Presidente da Câmara de Toledo lamenta morte de ex-vereador

O presidente da Câmara Municipal de Toledo, Adelar Holsbach, lamentou a morte do ex-vereador Walmir Grande, falecido nesta sexta-feira, dia 2 de março, em São Paulo, quando se recuperava de uma cirurgia. Walmir Grande integrou a quinta legislatura da Câmara de Toledo, exercendo o mandato no período de 31 de janeiro de 1969 a 30 de janeiro de 1973, ao lado de Ivo Rocha, Irineu Agnes, Alcido Leonardi, Cixtus Kaefer, Rovílio Siviero, Henrique Rossoni, Leonardo Copetti e Antônio Mazurek. Ele foi eleito com 784 votos pelo partido Arena-Aliança Renovadora Nacional. Na legislatura seguinte (1973-77) Walmir Grande não obteve a eleição, mas foi um dos seis suplentes que assumiu cadeira na Câmara de Vereadores de Toledo durante o mandato.

02/03/2012 - 19:06


Natural de Curitiba, Walmir Grande veio para Toledo em 1962, assumindo o cartório do Distrito de Novo Sarandi, de onde teve a remoção para a sede municipal em 1967. Atuante na comunidade, foi eleito vereador na eleição de 1968 e também foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo-Acit, quando a entidade funcionava na Rua Barão do Rio Branco. Foi fundador e presidiu o Conselho Municipal de Segurança, onde empenhou-se por vários
anos na busca da melhoria da segurança pública, atendendo e apoiando as polícias e demais autoridades do setor. Também integrou o Lions Clube e entidades sociais da cidade, como o antigo Clube do Comércio, Yara Country Clube e Toledão.
Walmir Grande completou 75 anos no último dia 23 e havia sido submetido a uma cirurgia na vesícula em outubro passado em São Paulo. Nos exames porém foi descoberta a presença de um pequeno tumor em seu fígado. Após a recuperação da primeira cirurgia ele viajou no último domingo a São Paulo para nova intervenção, a qual foi feita na noite de quarta-feira, no Hospital Sírio-Libanês. Surgiram porém complicações que acabaram causando sua morte na manhã desta sexta-feira, dia 2. Separado, ele deixa os filhos Deisy Márcia, médica, e João Grande, empresário, além das netas Ana Carolina, 10 anos; Amanda, 7 anos e Graziela, 3 anos.
O corpo será transladado da capital paulista via aérea até Foz do Iguaçu, onde deverá chegar na madrugada deste sábado, sendo trazido a Toledo via rodoviária para velório na Catedral Cristo Rei seguido de sepultamento no Cemitério Municipal Cristo Rei em horário a ser definido pela família.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29