Natural de Curitiba, Walmir Grande veio para Toledo em 1962, assumindo o cartório do Distrito de Novo Sarandi, de onde teve a remoção para a sede municipal em 1967. Atuante na comunidade, foi eleito vereador na eleição de 1968 e também foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo-Acit, quando a entidade funcionava na Rua Barão do Rio Branco. Foi fundador e presidiu o Conselho Municipal de Segurança, onde empenhou-se por vários
anos na busca da melhoria da segurança pública, atendendo e apoiando as polícias e demais autoridades do setor. Também integrou o Lions Clube e entidades sociais da cidade, como o antigo Clube do Comércio, Yara Country Clube e Toledão.
Walmir Grande completou 75 anos no último dia 23 e havia sido submetido a uma cirurgia na vesícula em outubro passado em São Paulo. Nos exames porém foi descoberta a presença de um pequeno tumor em seu fígado. Após a recuperação da primeira cirurgia ele viajou no último domingo a São Paulo para nova intervenção, a qual foi feita na noite de quarta-feira, no Hospital Sírio-Libanês. Surgiram porém complicações que acabaram causando sua morte na manhã desta sexta-feira, dia 2. Separado, ele deixa os filhos Deisy Márcia, médica, e João Grande, empresário, além das netas Ana Carolina, 10 anos; Amanda, 7 anos e Graziela, 3 anos.
O corpo será transladado da capital paulista via aérea até Foz do Iguaçu, onde deverá chegar na madrugada deste sábado, sendo trazido a Toledo via rodoviária para velório na Catedral Cristo Rei seguido de sepultamento no Cemitério Municipal Cristo Rei em horário a ser definido pela família.
Da Assessoria
GERAL
Presidente da Câmara de Toledo lamenta morte de ex-vereador
O presidente da Câmara Municipal de Toledo, Adelar Holsbach, lamentou a morte do ex-vereador Walmir Grande, falecido nesta sexta-feira, dia 2 de março, em São Paulo, quando se recuperava de uma cirurgia. Walmir Grande integrou a quinta legislatura da Câmara de Toledo, exercendo o mandato no período de 31 de janeiro de 1969 a 30 de janeiro de 1973, ao lado de Ivo Rocha, Irineu Agnes, Alcido Leonardi, Cixtus Kaefer, Rovílio Siviero, Henrique Rossoni, Leonardo Copetti e Antônio Mazurek. Ele foi eleito com 784 votos pelo partido Arena-Aliança Renovadora Nacional. Na legislatura seguinte (1973-77) Walmir Grande não obteve a eleição, mas foi um dos seis suplentes que assumiu cadeira na Câmara de Vereadores de Toledo durante o mandato.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025