No primeiro encontro os adolescentes e jovens aprenderam sobre oratória com a jornalista do setor de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi, Dulce Nakamura. “Nosso objetivo é trazer essa bagagem do mundo corporativo para esses jovens. Por isso, neste ano inserimos outros temas ao projeto, com assuntos que sejam da vivência deles”, destacou.
A jovem Pâmela Maely, de 16 anos, acredita que as oficinas serão importantes para a sua qualificação profissional. “Participo há três anos dos programas e cada vez aprendo algo novo. Precisamos escutar tudo o que nos falam aqui para termos um bom emprego”, contou a garota, que pretende cursar Medicina e se especializar na área de pediatria.
Já Keslyn Cristaldo, de 17 anos, descobriu nos encontros a carreira que pretende seguir no futuro. “Quero ser jornalista. Gosto de me comunicar com as pessoas”, disse.
Para a coordenadora do CRAS da Vila Pioneiro, Clarice Ana Ruedieger, a parceria dos Centros de Referência com a Prati-Donaduzzi é importante para o desenvolvimento dos adolescentes e jovens. “Nos encontros são abordados temas atuais e com a linguagem dos participantes. Isso irá propiciar qualificação para o futuro de cada um deles”, frisou.
Abrangência
O projeto “Praticando o Futuro” já está no segundo ano atendendo cerca de 300 adolescentes e jovens dos 14 aos 18 anos. Além da qualificação profissional, o programa visa identificar talentos que possam compor o grupo de colaboradores aprendizes da Prati-Donaduzzi.
As atividades do projeto são desenvolvidas uma vez por mês em cada CRAS, com temáticas diferentes. Neste ano os participantes aprenderão sobre: Oratória, Comunicação Interpessoal, Orientação Vocacional, Empreendedorismo, Cidadania, Higiene Pessoal – Prevenção e Tratamento de DST’s e Aids, Planejamento Familiar, Sexualidade, Bullying e Álcool e Drogas.
Segundo a gestora do setor de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon, a expectativa para 2012 é alcançar o novamente o sucesso do projeto diante dos adolescentes e jovens, dos pais e das coordenações dos CRAS. “Queremos que os jovens busquem o conhecimento para a iniciação profissional e percebam a importância do saber na vida deles”, ressaltou a coordenadora do projeto.