1144x150 %284%29

GERAL

Encontro de equidade de gênero deve receber mais de 400 participantes

Nesta quinta-feira (09) é realizado, em Curitiba, o Encontro Paranaense Fortalecendo a Equidade de Gênero com Políticas para as Mulheres. O evento é uma promoção da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social em parceria com o Instituto de Comunicação Solidária (ComSol), COPEL e FIEP e deve reunir aproximadamente 400 pessoas das diferentes regiões do estado, bem como autoridades políticas, lideranças e atores sociais de diversos segmentos.

08/12/2010 - 15:53


A Secretária Executiva do Comsol, Moema Viezzer, explica que o Instituto já tem se projetado na questão de políticas para as mulheres, principalmente no esforço de trazer uma versão do plano nacional. “É preciso utilizar uma linguagem que não deixe margem ou dúvida, pois este é um assunto que corresponde a todas as mulheres e homens, mas principalmente deve ser algo assumido em âmbito não só do Governo Federal, mas dos Governos Municipais e Estaduais em demais setores sociais”.

Segundo Moema, o evento tem o apoio de vários grupos de mulheres do Paraná e Secretarias Municipais de Mulheres que estão coordenando oficinas no encontro. “Para o Comsol é uma satisfação fazer com que a equidade de gênero seja um assunto discutido em todos os setores sociais, mostrando que é nesta junção que precisamos trabalhar para se chegar de fato ao enraizamento para que as políticas de mulheres seja um assunto discutido no Estado”.

 

 

 

Do encontro participam representantes de universidades, instituições públicas, organizações não-governamentais e, demais interessados e convidados. “É um leque variado do que deveria ser a composição social, na questão de termos um Paraná com mais equilíbrio na relação entre mulheres e homens. Quando falo isso não é somente a relação de João e Maria dentro do próprio lar, mas em tudo aquilo que se reflete. Percebo que há ainda uma sobra desta ideologia patriarcal. Isto faz com seja tão difícil ter o equilíbrio entre mulheres e homens, tanto no trabalho, como na política, entre outros setores. Também de ter os homens como algo de fundamental importância para ter uma vida mais humana”.

 

 

 

Pela manhã, estão programados pronunciamentos oficiais, apresentação de um painel sobre ações nos municípios envolvendo o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e palestras ligadas ao assunto.

No período da tarde, a partir das 13h30, o evento é direcionado para até 150 lideranças. Elas participam de oficinas de reflexão e propostas para o Paraná relacionadas com os eixos do II PNPM, a partir do Kit Nosso Plano em Ação elaborado pelo Instituto de Comunicação Solidária. “A nossa proposta é que cada grupo dentro daquilo que vem aprofundando traga três propostas, que se manifeste quanto sociedade civil e o que se quer deste encontro enquanto participante. Teremos dez propostas para serem implementadas pelo Estado e mais vinte propostas para serem disseminados nos Municípios. As propostas devem ser encaminhadas para o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná e também para a equipe de transição de Governo”, conclui.

 

Acompanha o vídeo aqui.

Programação

Participantes

Sem nome %281144 x 250 px%29