Casa de not%c3%adcias 1144x150

Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial se reúne na Itaipu

Nesta segunda-feira (5), representantes das empresas participantes do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE estarão reunidos no Ecomuseu da Itaipu, em Foz do Iguaçu, para a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2012. A reunião será das 9h às 17h. É a primeira vez que a reunião acontece fora do eixo Rio – São Paulo.

04/03/2012 - 08:03


Para Wanda Engel, presidente do CBVE, ex-ministra de Assistência Social e uma das inspiradoras do programa Bolsa Família, a realização da assembleia em Itaipu é bastante significativa. “O CBVE precisa ser composto por empresas com sede e/ou unidades em todas as regiões do país, para que concretamente venha a contribuir, de forma organizada e relevante, para o desenvolvimento social e econômico de todo o Brasil”, explica.
Durante o encontro, serão divulgados os resultados dos programas de voluntariado empresarial desenvolvidos pelas 23 empresas que fazem parte do Conselho: Accenture, Banco Bradesco, Carrefour, Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica, Gerdau, HSBC, Instituto Camargo Corrêa, Instituto C&A, Instituto Unibanco, Itaipu Binacional, Kraft Foods, Light, Metrô-Rio, Petrobras, PwC, Santander, Shell, Souza Cruz, TV Globo, Unimed-Rio, Vale e Wilson, Sons.
Segundo os dados do relatório, chamado Performance – 2011, as empresas reúnem mais de 107 mil voluntários, beneficiando diretamente mais de 370 mil pessoas em 776 municípios. Em 2011, o valor investido em voluntariado ultrapassou a casa dos 11 milhões de reais.
Multiplicando-se o número de voluntários envolvidos por uma média de quatro horas de participação anual per capita e por um valor médio de R$ 60,00 a hora teríamos o incrível valor agregado de R$ 25.802.000,00 à sociedade brasileira, por meio do Voluntariado desenvolvido pelos colaboradores, familiares, aposentados das empresas do CBVE.
“O trabalho voluntário traz incontáveis benefícios para o público-alvo, as instituições sociais parceiras, a própria empresa e seus colaboradores”, avalia Wanda Engel. “Por isso, precisamos chamar cada vez mais a atenção das empresas para a importância de incentivar seus colaboradores a se dedicarem ao trabalho voluntário”.

Força Voluntária
O programa de voluntariado da Itaipu é o Força Voluntária, que incentiva os empregados à prática do voluntariado e organiza campanhas e ações sociais buscando essa sensibilização e futura participação em diferentes instituições.
Foi criado em 2005, a partir do pedido de um grupo de empregados que desejava colaborar com a comunidade. Esse grupo formatou o programa. A empresa apoia as ações cedendo espaço para a organização das atividades e incentivando a participação de colaboradores. Também investe recursos no programa em Curitiba e em Foz do Iguaçu.
Entre os programas do Força estão o Banco de Projetos, a Gincana de Integração, Campanha do Agasalho, Adote uma Estrelinha, Campanha de Destinação do Imposto de Renda, entre outras.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29