1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Educação a Distância: Inscrições abertas para o módulo II do processo seletivo

A Universidade Paranaense – Unipar oferece uma nova oportunidade aqueles que desejam ingressar no ensino superior, na modalidade EAD (Educação a Distância), e que, por algum motivo, não realizaram as provas do processo seletivo – Módulo I. As inscrições para o Módulo II já começaram e as vagas remanescentes são para os cursos de Filosofia e História, ambos de Licenciatura. O prazo de inscrição segue até quarta, 7 de março.

05/03/2012 - 06:24


O curso de Filosofia é novidade na modalidade a distância. Com duração de três anos, tem como objetivo habilitar o licenciado para a prática da docência no ensino médio, capacitando-o para a compreensão do significado dos problemas filosóficos.
Segundo a coordenadora pedagógica da EAD, professora Viviane Pires Simões, “o projeto pedagógico do curso visa apresentar as tradições de pesquisas clássicas na história da filosofia, compreendendo a contribuição específica da Filosofia no que diz respeito aos problemas da realidade social na qual estamos inseridos”.
Credenciada pelo MEC desde 2007 para ofertar cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, a Unipar colabora, com este investimento, para a ampliação do número de vagas no ensino superior. “No Brasil, a EAD está em ritmo contínuo de expansão; temos que acompanhar esta evolução”, observa a coordenadora. [Segundo a Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância), o índice de crescimento, de 2010 para 2011, passa dos 300%.]
“Como se diz, a tecnologia encurta a distância entre estudantes e a educação. A possibilidade de acessar um conteúdo de qualquer localidade e no tempo disponível e, assim, aprofundar os conhecimentos justificam essa evolução. E, em razão dos avanços nas pesquisas relacionadas às variáveis que influenciam a aprendizagem no mundo virtual, a tendência é a manutenção desse ritmo de crescimento”, ressalta Simões.
Ela destaca também a preocupação da Unipar com a qualidade deste ensino que oferece: “Temos como diferencial ferramentas tecnológicas de alto nível, além de bons professores, bons laboratórios e bibliotecas à disposição de nossos alunos”. Durante o curso, os alunos participam de atividades presenciais (geralmente aos sábados, quando promovem seminários para debater os conhecimentos estudados), atividades de tutoria (quando o tutor orienta, atende consultas, dirige o estudo e acompanha o desenvolvimento de cada um) e das atividades de autoestudo (leitura e execução dos exercícios propostos pelo material didático).
A prova para o Módulo II, que consiste em uma redação, acontece dia 9 de março, às 19h. De acordo com a legislação do MEC (Ministério da Educação), os candidatos que já possuem diploma de curso superior, reconhecido pelo MEC, não precisam fazer a prova. É só efetivar a matrícula.
Mais informações podem ser obtidas neste site (no link EAD), onde os vestibulandos encontram o edital, manual do candidato e informações sobre os cursos oferecidos, ou pelo telefone (44) 3621-3870.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29