A discussão do tema foi proposta através do Requerimento nº 12, aprovado em fevereiro, o qual considera a questão grave e lembra que ela se arrasta há anos e já motivou inúmera discussões na Câmara de Vereadores. O documento também propõe a atualização do Código de Posturas de Toledo e sua adequação à legislação federal, uma vez que a lei toledana ainda usa com relação aos animais domésticos expressões como “depósito da Municipalidade” e “sacrifício” de cães e gatos.
O problema precisa ser discutido pela Secretaria de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde - através da Divisão de Vigilância, Zoonoses e Intoxicações, Curso de Medicina Veterinária da PUC, Promotoria de Meio Ambiente, Associação dos Focinhos Carentes de Toledo-Afocato, Câmara Municipal e Associação Toledana de Imprensa-ATI, propõe o Requerimento nº 12, subscrito pelos onze vereadores. O objetivo apontado no documento é debater amplamente o assunto e adotar medidas que busquem solucionar problemas cruciais referentes aos animais domésticos perambulando nas ruas. Ele lembra ainda que a questão arrasta-se há muito tempo e precisa de medidas para solucioná-lo a curto, médio e longo prazos.
A comissão especial encarregada do tema é integrada pelos vereadores Adelar Holsbach (PDT), Adriano Remonti (PT), Eudes Dallagnol (PP), Leoclides Bisognin (PMDB) e Rogério Massing (PSDB) e escolherá seu presidente dentre seus membros.
Da Assessoria
GERAL
Câmara debaterá em audiência animais nas ruas
A Câmara Municipal de Toledo vai discutir a situação dos cães e gatos nas vias e logradouros da cidade. No próximo dia 13, às 19h30, será realizada no Auditório Acary de Oliveira, no Centro Cívico Tancredo Neves, audiência pública visando buscar a solução mais adequada para a situação. Através do Ato nº 5 o presidente da Câmara, Adelar Holsbach, designou comissão especial formadas pelos cinco representantes das bancadas do Legislativo visando organizar o debate público.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


