A ideia é utilizar a central como diferencial competitivo em negociações coletivas para compras, ações para comercialização, acesso à mídia, capacitação de equipes, estratégias de marketing, entre outras. No Oeste do Paraná, o Sebrae/PR tem um projeto específico para trabalhar a formação de centrais de negócio.
A constituição da central de negócios iniciou em meados de fevereiro, quando ocorreu um encontro com empresários na Associação Comercial e Empresarial de Vera Cruz do Oeste (ACIV). Na oportunidade, foi realizada palestra sobre associativismo, apresentada a metodolodia do Sebrae para a formação de centrais de negócios e também assinado o termo de adesão à nova central.
“Foram os primeiros passos para a concretização da nova central de negócios e o Sebrae estará presente no processo utilizando uma metodologia própria para a organização que totaliza 418 horas de atividades”, explica o consultor do Sebrae/PR, Adir Sidnei Mattioni.
A central de negócios é uma entidade de base associativa, formada por empresas ou empreendedores independentes e voltada à busca de soluções conjuntas de interesse econômico com foco no mercado. Entre os benefícios, que podem ser obtidos a partir da implantação da central, estão marketing em conjunto, ampliação dos canais de comercialização, otimização dos produtos e serviços, redução de custos para aquisição de matéria-prima, insumos, e mercadorias através de compras em conjunto.
“Além dessas possibilidades, ainda é possível melhorar o acesso a novas tecnologias, realizar treinamentos para equipe de gestores e colaboradores e trocar informações e ideias com empresários do mesmo setor”, conta Mattioni.
A disposição dos empresários de agronegócios em montar a entidade associativa é considerada um fator importante para que a central atinja seus objetivos. Proprietário de uma agropecuária há 20 anos, na cidade Matelândia, Dario Cozer acredita no sucesso da iniciativa.
“Organizados, temos condições de competir com as grandes do setor e o fato dos empresários estarem dispostos e contarem com uma metodologia pronta para isso, a central já nasce com grandes perspectivas”, aponta. Para o empresário, o fato de a central reunir empresas de várias cidades é mais uma prova que a iniciativa vai dar certo. “O problema que eu enfrento em Matelândia é o mesmo que temos em Missal ou Toledo. É mais um motivo para nos fortalecermos através da criação da central de negócios”, projeta Cozer.
Integram a entidade empresas de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Foz do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Missal, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Toledo, Quatro Pontes, Mercedes, Cascavel e Santa Tereza. O trabalho de implantação continua com a elaboração de pesquisa nas empresas integrantes e o planejamento estratégico da central.
Da Assessoria
Central de negócios aumenta competitividade de pequenas empresas no Oeste do Paraná
Empresários de micro e pequenas empresas do ramo agropecuário organizam a criação de uma central de negócios na região Oeste do Paraná. Com apoio do Sebrae/PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), o grupo congrega empresas de 16 municípios da região.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



