Casa de not%c3%adcias 1144x150

Central de negócios aumenta competitividade de pequenas empresas no Oeste do Paraná

Empresários de micro e pequenas empresas do ramo agropecuário organizam a criação de uma central de negócios na região Oeste do Paraná. Com apoio do Sebrae/PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), o grupo congrega empresas de 16 municípios da região.

06/03/2012 - 08:43


A ideia é utilizar a central como diferencial competitivo em negociações coletivas para compras, ações para comercialização, acesso à mídia, capacitação de equipes, estratégias de marketing, entre outras.  No Oeste do Paraná, o Sebrae/PR tem um projeto específico para trabalhar a formação de centrais de negócio.
A constituição da central de negócios iniciou em meados de fevereiro, quando ocorreu um encontro com empresários na Associação Comercial e Empresarial de Vera Cruz do Oeste (ACIV). Na oportunidade, foi realizada palestra sobre associativismo, apresentada a metodolodia do  Sebrae para a formação de centrais de negócios e também assinado o termo de adesão à nova central.
“Foram os primeiros passos para a concretização da nova central de negócios e o Sebrae estará presente no  processo utilizando uma metodologia própria para a organização que totaliza 418 horas de atividades”, explica o consultor do Sebrae/PR, Adir Sidnei Mattioni.
A central de negócios é uma entidade de base associativa, formada por empresas ou empreendedores independentes e voltada à busca de soluções conjuntas de interesse econômico com foco no mercado. Entre os benefícios, que podem ser obtidos a partir da implantação da central, estão marketing em conjunto, ampliação dos canais de comercialização, otimização dos produtos e serviços, redução de custos para aquisição de matéria-prima, insumos,  e mercadorias através de compras em conjunto.
“Além dessas possibilidades, ainda é possível melhorar o acesso a novas tecnologias, realizar treinamentos para equipe de gestores e colaboradores e trocar informações e ideias com empresários do mesmo setor”, conta Mattioni.
A disposição dos empresários de agronegócios em montar a entidade associativa é considerada um fator importante para que a central atinja seus objetivos. Proprietário de uma agropecuária há 20 anos, na cidade Matelândia, Dario Cozer acredita no sucesso da iniciativa.
“Organizados, temos condições de competir com as grandes do setor e o fato dos empresários estarem dispostos e contarem com uma metodologia pronta para isso, a central já nasce com  grandes perspectivas”, aponta. Para o empresário, o fato de a central reunir empresas de várias cidades é mais uma prova que a iniciativa vai dar certo. “O problema que eu enfrento em Matelândia é o mesmo que temos em Missal ou Toledo. É mais um motivo para nos fortalecermos através da criação da central de negócios”, projeta Cozer.
Integram a entidade empresas de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Foz do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Missal, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Toledo, Quatro Pontes, Mercedes, Cascavel e Santa Tereza. O trabalho de implantação continua com a elaboração de pesquisa nas empresas integrantes e o planejamento estratégico da central.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29