1144x150 %284%29

GERAL

Consultor do BID vem dar treinamento em Toledo

O consultor e especialista em Desenvolvimento Urbano, José Manuel Cortínez, contratado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a elaboração de estudos e projetos na área de desenvolvimento urbano, estará em Toledo nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de dezembro. Ele vem trazer a sua experiência e conhecimento na área, a partir de um trabalho que realizou para o BID no Chile.

08/12/2010 - 16:33


“O BID quer ver a possibilidade de utilizar a mesma metodologia e práticas para investimentos em desenvolvimento urbano aplicadas no Chile em cidades brasileiras e o município de Toledo deverá servir como projeto piloto”, explica o assessor de Captação de Recursos e coordenador do Programa de Desenvolvimento Sócio Econômico Sustentável, Luiz Alberto Cypriano.

A experiência chilena deverá ser adaptada à realidade local para a realização de estudos e elaboração de projetos visando o desenvolvimento urbano. O treinamento será dado a equipes de trabalho das secretarias de Planejamento, Administração, Fazenda e Assessoria de Captação de Recursos, além do prefeito José Carlos Schiavinato, que deverá participar de parte dos trabalhos. O treinamento será de dois dias e começa com uma reunião com o prefeito, exposição da cidade e do plano diretor do município. Depois serão realizadas visitas técnicas e reuniões temáticas para o levantamento de dados do município, conforme metodologia implantada no Chile.

É um trabalho que visa contribuir para o processo de formulação de planos de investimentos municipais e fornecer um mecanismo simples de avaliação preliminar e priorização de projetos, tendo como ponto de vista os impactos no desenvolvimento urbano, acrescenta o assessor especial de Captação de Recursos. O desenvolvimento do projeto em Toledo foi uma iniciativa do BID, que tem entre as suas metas a qualificação de gestores municipais para melhorar o desempenho de diversas funções inerentes ao planejamento das ações municipais.

Com financiamento do BID e contrapartida municipal, a prefeitura de Toledo está implantando o Programa de Desenvolvimento Sócio Econômico Sustentável de Toledo, que envolve diversas ações e obras nas áreas de mobilidade, transporte, social, meio ambiente e fortalecimento institucional para a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29