Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Empossados integrantes do Conselho de Desenvolvimento de Toledo

Foram empossados nesta quarta-feira (07), na sala de reuniões do gabinete, os integrantes do Conselho de Desenvolvimento de Toledo. Reestruturado, o órgão terá a incumbência de planejar o desenvolvimento do município para os próximos 20 anos.

07/03/2012 - 14:43


A entidade terá a atribuição de discutir e planejar ações de desenvolvimento para o município, pensando no futuro de Toledo até 2033, explicou o prefeito, que colocou o município à disposição das entidades para a elaboração de estudos, consultorias, visitas técnicas e demais ações necessárias visando o planejamento do município para os próximos 20 anos. O prefeito desafiou os integrantes a concluir o projeto até novembro do deste ano, permitindo que os futuros administradores de Toledo possam contemplar estas ações em seus planos de trabalho.
“As propostas do Conselho devem ser bem abrangentes e vislumbrar o futuro de Toledo e não se ater a questões pontuais. Estas ficam a cargo da administração municipal”, comentou o prefeito José Carlos Schiavinato, ressaltando a necessidade das lideranças fazer uma discussão mais ampla do município, para garantir o desenvolvimento de Toledo com sustentabilidade.
Ele levantou algumas questões e apontou a necessidade de fazer uma discussão mais ampla em torno dos temas, para definir o futuro de Toledo. Entre as ações ele citou a vocação agroindustrial do município, a necessidade de buscar novas tecnologias para garantir o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente e alternativas para enfrentar situações climáticas adversas. “Temos um modelo de produção de aves e suínos muito forte. É urgente buscar alternativas para o tratamento de dejetos e geração de energia, sob pena de tornar a atividade inviável no município”, disse o prefeito, adiantando que através da Agência Francesa de Desenvolvimento está sendo negociada a implantação de um projeto piloto. Ele falou também sobre as mudanças climáticas, que impõem novos desafios ao homem do campo para a produção de alimentos, e a necessidade da região agregar mais valor ao que produz.
Para ele, está mais que na hora de discutir alternativas para a região, como a irrigação do solo, e o melhor aproveitamento das águas das chuvas, além de agregar valor à produção local, através de parcerias com universidades e outros órgãos de pesquisa. “É inadmissível que uma região produtora como a de Toledo fique a mercê do tempo. A produção local também precisa de novos investimentos para agregar mais valor ao produto”, completou.
Ele falou ainda sobre o aeroporto regional e as novas discussões em torno do projeto. Todos concordam da importância deste para o desenvolvimento regional e entre as alternativas que estão sendo propostas está a redução da área para viabilizar o seu início. A última proposta apresentada foi a desapropriação total da área, com cedência de uso para a agricultura nos próximos 30 anos. Com isso, a área necessária para a pista seria utilizada agora, ficando o restante disponível para ampliação futura, explicou o prefeito.
Ele levantou ainda a necessidade das lideranças começar a discutir a implantação em Toledo de um curso de Medicina, envolvendo as universidades locais, a partir da implantação do Hospital Regional. A edificação do Hospital Regional deve começar em seguida, tão logo seja concluído o processo licitatório. As propostas devem ser abertas ainda nesta semana.
O presidente da ACIT, Edésio Reichert, também defende a busca de alternativas imediatas para o aproveitamento dos dejetos de suínos para a geração de energia, sob pena de inviabilizar o crescimento do setor e a implementação de empreendimentos que gerem renda e emprego, através da implementação de incubadoras industriais e parques tecnológicos. Segundo ele, no Brasil existe pouca tradição de planejamento a longo prazo. Para o empresário, não tem como pensar claramente e com sustentabilidade a longo prazo se não forem definidos mecanismos que exerçam e tenham este papel. Os poderes públicos dispendem muito trabalho e energia para resolver questões pontuais, enquanto o Conselho de Desenvolvimento poderia contribuir com a administração municipal e com a comunidade, pensando no futuro e definindo ações a médio e longo prazos.
O diretor da UTFPR, campus de Toledo, José Roberto Jünchen, acredita que o potencial das universidades poderá ser aproveitado para planejar o futuro de Toledo e contribuir para o seu desenvolvimento. Representando parte do agronegócio de Toledo no Conselho, o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Paludo, destaca a importância do trabalho que o órgão irá realizar e a pluralidade de ideias que deverão surgir nas discussões, contribuindo assim para a construção de uma cidade ainda mais promissora.
O Conselho deverá reunir-se novamente no dia 10 de abril para discutir a sua formatação e encaminhamentos.

**Conselho é formado por representantes de várias entidades**

O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Toledo é composto por representantes do poder público e da sociedade civil organizada. As entidades foram convidadas a participar e indicar os seus representantes. O Conselho terá como presidente de honra o prefeito do município. Ele será formado ainda pelos seguintes componentes:
Narcizo Müller – secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo
Ione Bernhard – secretária municipal de Planejamento Estratégico
Raul Gomes Baltazar – secretário municipal da Fazenda
Sandra Regina Dalmas (titular) e Ricardo Rippel (suplente) – representante das universidades públicas sediadas em Toledo
Alan Alex Debbus (titular) e Orestes Hotz (suplente) – representante do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Toledo:
Joel Lóh (titular) e Marcos Sanches (suplente) – representante do setor do comércio
Marcel Sarturi (titular) e Eduardo Della Costa (suplente) – representante do setor de serviços
Edésio Reichert e Hermes João Inácio – representante do setor da indústria
Lieser Augusto Belensier – representante da Coordenadoria Regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
Representantes do setor agropecuário:
Paulo Bernardi (titular) e Rodrigo Burgel (suplente) – representante da Sociedade Rural de Toledo
Nelson Paludo (titular) e Laércio Galante (suplente) – representante do Sindicato Rural Patronal de Toledo
Representantes dos sindicatos de Trabalhadores no Comércio, na Indústria e na Agricultura - José Carlos de Oliveira
Delvo Baldin (titular) e Luiz Schaefer (suplente)
Vilmar Luckmann e Paulo Duarte (suplente) – representante das entidades contábeis com representação em Toledo

Da Assessoria - Toledo

C%c3%b3pia de web banner 550x250px