No domingo, 18, a prova começa às 9h e as inscrições poderão feitas no local, a partir das 8h, mediante a apresentação de um documento de identidade. Menores de 18 anos deverão comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis, que deverão autorizar a participação. Os atletas deverão ser divididos em quatro categorias e haverá premiação em medalhas do primeiro ao terceiro colocados em cada categoria. Estão previstas as categorias até 14 anos, de 15 a 29 anos, de 30 a 44 anos e com mais de 45 anos. Para os menores de 14 anos o percurso será de 150 metros. Os demais, 400 metros.
Serão colocadas boias no lago para definir o percurso, que terá como ponto de chegada a pirâmide no lago do Parque. “Será uma boa oportunidade para os atletas de Toledo familiarizar-se com este tipo de prova, que é totalmente diferente de uma disputa na piscina”, comenta Vinícius Zullian, professor de natação e coordenador do evento. Segundo ele, este tipo de prova exige mais resistência dos atletas e noções de direção. “Na piscina, a água é clara e demarcada por raias. No lago, a água é mais escura e os nadadores terão que se orientar pelas boias”, explica. A prova também exige mais resistência dos concorrentes, pelo tempo de prova, além de não ter a virada da piscina, que serve para o atleta ter um pequeno descanso até concluir a prova.
Em Toledo, a modalidade desperta o interesse de atletas da categoria adulto, que participam de algumas competições no litoral catarinense. “Nossa expectativa é em maio participar do circuito de travessia de praias, em Florianópolis”, informa Vinícius.
A Travessia do Lago no Parque do Povo está sendo divulgada nas piscinas públicas de Toledo, academias particulares e clubes locais, despertando um bom interesse. A expectativa é de reunir cerca de 20 nadadores por categoria.
Apoio ao esporte
A prefeitura de Toledo está investindo na natação como alternativa de esporte para crianças e adultos. Hoje a modalidade está sendo praticada na piscina pública do Complexo Esportivo 14 de Dezembro e no recém inaugurado Centro da Juventude do Europa/América. A estrutura para natação também está sendo disponibilizada no ginásio de esportes Euzébio Garcia e escolas municipais, o que irá ampliar a oferta de vagas e o número de atletas.
Hoje, cerca de 665 alunos freqüentam regularmente as aulas de natação na piscina pública, 120 alunos de projetos sociais, como Florir, APAE e Apada, integrantes do Corpo de Bombeiros e atletas de futsal e do Toledo Colônia Work (TCW). No local também são oferecidas aulas de hidroginástica nos períodos da manhã, tarde e noite. “As vagas para natação estão esgotadas, mas ainda temos alguns horários disponíveis para hidroginástica”, informa Vinícius. Tem vagas para hidroginástica às segundas e quintas, às 8h45 e às 15h30 e nas terças e sextas, às 18h45.
Para participar é necessário freqüentar regularmente as aulas e manter o exame médico em dia. Tanto na natação quanto na hidro as aulas são gratuitas.
Da Assessoria - Toledo
ESPORTES
Parque do Povo terá prova de natação no dia 18
O Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann terá mais uma atração esportiva no próximo final de semana. Será a I Travessia Municipal no Lago, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que visa divulgar o espaço público e também incentivar esta prática desportiva, que vem atraindo cada vez mais novos adeptos. O esporte foi incluído oficialmente na última Olimpíada, em 2008, na China, como esporte olímpico e começa a ser praticado na região. A primeira etapa do Campeonato Brasileiro foi realizada recentemente em Foz do Iguaçu, com percursos de dois e 10 quilômetros no lago de Itaipu.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


