1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Evento em Novo Sobradinho marca início da colheita da uva no município

Nesta sexta-feira (09) é realizada, no pátio da escola municipal Washington Luís, em Novo Sobradinho, uma programação especial que irá marcar o início da colheita da uva no município e a primeira venda de produtos coloniais. A programação inicia às 17h e conta com a comercialização de uvas e maçãs, produzidas em Toledo e que começam a ser colhidos neste período, e outros produtos coloniais produzidos no distrito e localidades próximas, como vinhos, bolachas, cucas, pães, salames, melado, entre outros.

08/12/2010 - 16:35


A venda dos produtos, em uma espécie de feira, como as realizadas na cidade e também nos distritos de Vila Nova e Novo Sarandi, uma vez por semana, foi uma iniciativa conjunta da comunidade com a Emater e a prefeitura de Toledo, através da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento. “Será um projeto piloto. Queremos avaliar o interesse e a aceitação dos moradores da viabilidade de uma feira para a comercialização de produtos coloniais uma vez a cada 15 dias ou por mês, dando mais uma oportunidade aos produtores de comercializar os seus produtos”, explica o secretário municipal de Agropecuária Abastecimento, Eloir Pape. A iniciativa partiu da própria comunidade e contou com o apoio da prefeitura e da Emater.

A programação desta quinta, além da comercialização dos produtos, vai incluir visitas a parreirais, comercialização de maçãs e uvas recém colhidas e apresentação dos alunos da escola municipal Washington Luís, que apresentou melhor média no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) neste ano.

Além da uva e da maçã, alguns produtores de Toledo estão iniciando o cultivo comercial de pêssego, como alternativa de renda no campo. Três produtores residentes nas comunidades de Concórdia do Oeste, Três Bocas e Linha Acaraí realizaram neste ano (em outubro/novembro) a segunda colheita de pêssego, comercializado diretamente ao consumidor e em supermercados locais. Atualmente o município apóia a produção de uva e de maçã com subsídio para a compra de mudas e para a estruturação dos pomares, como mais um alternativa de renda no campo.

Se a experiência de Novo Sobradinho der certo, comenta Pape, a intenção é incentivar que outras comunidades do interior também se organizam para a realização de eventos periódicos para a venda dos seus produtos. Hoje já são cerca de 40 produtores de uvas na atividade e outros 18 na produção de maçã. O município pretende comprar parte da produção através do Programa Compra Direta, para atendimento de entidades e restaurantes populares, e também para a merenda escolar.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29