Para Toledo, foram enviados técnicos para realizar a supervisão das ações de combate ao mosquito. Para Francisco Beltrão, onde a situação está mais crítica, a secretaria enviou anteriormente 15 técnicos para auxiliarem nas ações de bloqueio e na capacitação dos agentes de endemias. O município também solicitou o uso de UBV pesado (fumacê).
De acordo com o acompanhamento feito pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, o município de Francisco Beltrão está em situação crítica e ainda corre risco de registrar epidemia se não mantiver o contingente necessário de agentes trabalhando.
Dados
No informe nº 38, divulgado ontem (07), Francisco Beltrão lidera a lista com 108 casos autóctones, seguido por Londrina (48) e Foz do Iguaçu (48). O município de Toledo registrou 18 casos autóctones. Os municípios de Guaíra e Palotina, que são próximos a Toledo, também confirmaram três e um caso autóctone, respectivamente. Desde agosto de 2011 foram registrados 424 casos autóctones e 89 casos importados no Paraná.
Dos 399 municípios do Estado, 55 registraram casos autóctones desde agosto de 2011. São eles: Alvorada do Sul, Francisco Beltrão, Cafeara, Jataizinho, Bela Vista do Paraíso, Jaguapitã, Uniflor, Anahy, Prado Ferreira, Santa Terezinha de Itaipu, Colorado, Florestópolis, Nova Aurora, Cambé, Cruzeiro do Sul, Lupionópolis, Quarto Centenário, Missal, Guaraci, Foz do Iguaçu, Ibiporã, Guairaçá, São Pedro do Iguaçu, Toledo, Nova Esperança, Ribeirão do Pinhal, Porecatu, Formosa do Oeste, Santa Helena, São Sebastião da Amoreira, Itaipulândia, Paranacity, Medianeira, Londrina, Nova Laranjeiras, Alto Paraná, Sarandi, Guairá, Marialva, Matelândia, Mandaguari, Realeza, Maringá, Cascavel, Loanda, Ubiratã, Cornélio Procópio, São Miguel do Iguaçu, Paranavaí, Palotina, Rolândia, Campo Mourão, Bandeirantes, Cianorte e Santo Antônio da Platina.
Da AE Notícias
SAÚDE
Toledo e Francisco Beltrão confirmam 134 casos autóctones de dengue
Somente nas duas últimas semanas 134 casos autóctones (contraídos no próprio território) de dengue foram confirmados nas regiões de Toledo e Francisco Beltrão. As duas regiões são consideradas endêmicas para a doença e voltaram a apresentar casos a partir de fevereiro de 2012. “Estamos acompanhando a ocorrência abrupta de casos nestas regiões e verificando a estrutura montada para o controle da dengue nestes municípios”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
Últimas notícias
- 1“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas
- 2Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- 3ABETTOL inicia preparação para nova competição
- 4Brasil lamenta morte de seu maior instrumentista, Hermeto Pascoal
- 5Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor