O Programa é uma parceria entre SEED, SEES e Ministério da Educação – MEC, que visa atender alunos de toda a rede pública, na faixa etária entre 10 a 17 anos, pertencentes a educação básica, incluindo a educação do campo e educação especial, através de atividades esportivas realizadas com extensão de jornada, em horário contra-turno.
O Esporte Formador será implantado gradativamente e irá agregar todos os programas esportivos já em funcionamento nas escolas, como o 2º Tempo, o Precuni e a Hora Treinamento. O programa ainda prevê parcerias com empresas, prefeituras e atletas renomados, com o objetivo de oferecer às escolas a possibilidade de trabalhar diferentes modalidades, como o tênis, o golf e a esgrima, entre outros.
Funcionamento
O Coordenador do Programa Esporte Formador na SEES, Marco Aurélio Orasmo, explicou sobre o funcionamento do programa. “Cada Núcleo Regional de Educação terá um coordenador e um ou mais articuladores, que vão estender o diálogo entre a escola e o município, onde o município pode ceder estrutura para aquela escola que não tem estrutura, utilizando os espaços ociosos que o município tem. E para alguns municípios que não tem recursos, nós (SEES) vamos suprir essa necessidade, através de parcerias para obter material esportivo, para que a gente possa estar num processo de construção do esporte, para deixar um legado pós-olimpíada, pós-copa do mundo”, afirmou.
Esporte em Alta
O esporte em geral está em alta no país, com a proximidade de eventos de grande porte, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a serem realizadas no Brasil em 2014 e 2016. Mas segundo Marco Aurélio, o objetivo do programa não é ser um celeiro de atletas. “Desenvolver atletas e criar um potencial para as olimpíadas seria um sonho, mas a gente está iniciando o trabalho agora, e são apenas quatro anos até as olimpíadas. Não se pode pensar em criar algo para uma olimpíada, e esquecer a sequência. Com isso a gente espera dar oportunidade a talentos que vão ser espelhos para as crianças mais novas que estão entrando na escola, e isso gera um ciclo maravilhoso”, comentou o coordenador.
Para Aluizio da Rosa, Coordenador da Educação em Tempo Integral na SEED, o Programa Esporte Formador irá contribuir para a implantação da educação em tempo integral nas escolas. “Nós entendemos que o esporte é uma das vigas mestras para manter a criança mais tempo na escola. Portanto essa proposta vem ao encontro da filosofia e política de governo no sentido de proporcionar às crianças um maior tempo na escola e que isso ocorra o mais breve possível”, disse.
Aluizio faz parte da comissão que está elaborando as Diretrizes da Educação Para a Copa do Mundo e comentou a relação entre o Programa Esporte Formador e o momento esportivo vivido pelo país. “Nós vamos levar a todos os diretores e alunos, o que é uma Copa do Mundo, o que é uma Olimpíada, para que as crianças entendam estas competições através das diversas disciplinas. Para que através destes eventos, a gente possa deixar um legado para a educação, um legado esportivo que atinja desde aquelas crianças que estudam na educação do campo até aquelas que estudam nos grandes centros urbanos. Este é um passo importante, que o esporte formador com certeza vai contribuir para que aconteça”, defendeu.
Formador
Para a coordenadora da disciplina de educação física do NRE Toledo, professora Rejane München, o Programa Esporte Formador pode contribuir para a democratização do esporte. “Esse programa vem concretizar algo que nós profissionais da educação física almejamos há muito tempo: que é o esporte para todos. Porque ele permite que aquelas modalidades ditas elitizadas possam fazer parte do dia a dia dos nossos alunos da rede pública de ensino”, comentou Rejane, enfatizando que o programa será coordenado e desenvolvido pelos profissionais da Rede Estadual, professores que conhecem a realidade dos seus alunos e da comunidade em que estão inseridos.
“O trabalho será realizado nas nossas escolas, com os nossos alunos, fazendo com que eles se desenvolvam no esporte, mas sem perder o olhar pedagógico. É como já diz o nome: Esporte Formador. Literalmente, esporte formador de cidadania, formador de valores, formador de vida saudável, formador de pessoas com qualidade de vida”, afirmou.
Da Assessoria
ESPORTES
Reunião discute a implantação do Programa Esporte Formador
Coordenadores da Secretaria de Estado da Educação (SEED), da Secretaria de Estado do Esporte (SEES) e dos Núcleos Regionais de Educação de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, se reuniram na última quarta-feira (07), durante a manhã, no prédio da ACIT em Toledo, para discutir a criação e implantação do Programa Esporte Formador.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025