Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

SAMU: Prefeitos aprovam mudança de estatuto no Ciscopar para viabilizar serviço

A implantação do Serviço de Atendimento ao Trauma e Emergência (SAMU) está mais próxima para Toledo e região. Nesta sexta-feira (09) foram aprovadas mudanças no estatuto do Consórcio Intermunicipal de Saúde para viabilizar o funcionamento do serviço. O Consórcio vai contratar, através de concurso público, 76 profissionais para atendimento do sistema, que contará com uma central de regulagem em Cascavel e unidades bases implantadas nos municípios de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Assis Chateaubriand, Palotina e Guaíra. Durante a reunião ainda decidiu-se que a participação de cada município será proporcional ao número de habitantes, da mesma forma como ocorre com as consultas especializadas, sendo cada cidade irá contribuir com o equivalente a R$ 0,71 por habitante.

09/03/2012 - 15:06


Segundo o presidente do Ciscopar, Luiz Giacometti, prefeito de Palotina, está foi a alternativa encontrada para agilizar a prestação do serviço, atendendo uma necessidade dos moradores e possibilitando redução de sequelas em função de um atendimento mais ágil e qualificado. A medida deverá onerar os municípios, mas esta, segundo o prefeito, que comandou a reunião ao lado do ex-presidente da entidade e prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, foi a alternativa encontrada para oferecer este serviço a população o mais rapidamente. Muitas prefeituras já receberam as ambulâncias e aguardam a autorização para começar o seu uso.
De acordo com Schiavinato, a base de Toledo será instalada inicialmente no Mini-Hospital Jorge Nunes. Depois da implantação do serviço SOS Cidadão, ela deverá ser transferida para a sede da Secretaria de Segurança e Trânsito. A previsão é de que em 60 dias comece o atendimento.

Atendimento
Durante a assembleia também foi discutido o pedido de aumento do hospital Bom Jesus para atendimento do Ciscopar. A entidade continuará negociando a solicitação de reajuste. Durante a reunião os prefeitos destacaram a importância da implantação do Hospital Regional (HR), o qual possibilitará um atendimento mais efetivo à população, a exemplo do que ocorre em outras cidades, com um aporte maior de recursos públicos para hospitais escolas.
O HR, em processo de licitação para a construção da obra, vai atender uma população estimada de cerca de 500 mil pessoas, entre Toledo e municípios vizinhos, que fazem parte da 20ª Regional de Saúde. Para os prefeitos, o HR traz uma expectativa muito grande de melhoria no atendimento da população pelo serviço público. Além disso, Toledo contará com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Localizada estrategicamente próximo do Hospital Regional, ela fará uma triagem dos pacientes de Toledo e municípios vizinhos, encaminhando para o Hospital Regional apenas os casos mais graves. A unidade já está sendo construída, utilizando recursos federais. Estão sendo investidos R$ 2 milhões na construção da unidade.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29