1144x150 %284%29

GERAL

Banco de Sangue atende em horário normal no feriado

A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT) irá funcionar em horário normal no feriado de aniversário de 58 anos do município de Toledo, na terça-feira (14). Conforme a assistente social, Julia Cristina Vinceri, devido ao aumento de procura dos hospitais nesta época do ano e da significativa baixa de doadores, foi decidido manter o atendimento para não comprometer o estoque de sangue.

09/12/2010 - 15:14


“O UCT atende todos os municípios pertencentes a 20ª Regional, são mais de 20 hospitais. Todos que se encaixam no perfil de doador, de Toledo e região, que procure o Banco de Sangue. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h30 às 16h”, informa.

Conforme Julia, diariamente há em média 40 cadastros de doação. “Infelizmente temos poucos doadores fixos no município, aqueles que realizam a doação de três em três meses, a maioria é de familiares que precisam repor o estoque utilizado. O tipo sanguíneo que mais temos necessidade de doadores é o O negativo, que é o doador universal, porém todos os tipos sanguíneos são bem vindos”, complementa.

 

Recomendações

As condições básicas para doar sangue, segundo a assistente social são: estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 60 anos de idade e pesar mais de 50 kg; apresentar documento oficial de identificação com foto. Os homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias. Para doar a pessoa não pode estar em jejum, é recomendado uma boa noite de sono, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12h e não fumar por pelo menos duas horas antes da doação.

“Os impedimentos para doar sangue são: gripe ou febre, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, fazer uso de drogas ilícitas, ter realizado cirurgia de grande porte em um prazo menor de um ano, e de pequeno porque e prazo menor de seis meses, e ter colocado piercing ou tatuagem em menos de um ano”, finaliza a assistente social.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29