1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

GERAL

Consultor do BID da curso sobre planos de investimentos de recursos públicos

O consultor chileno José Manuel Cortínez veio a Toledo para ministrar um treinamento aos profissionais de planejamento, administração, assessoria de captação de recursos da prefeitura, fazenda e assessoria comunitária, sobre planos de investimento de recursos municipais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Chile.

09/12/2010 - 15:23


O treinamento contou com a participação do prefeito José Carlos Schiavinato, da secretária de Planejamento, Maísa Carmen Kuhn Fazzolari, secretário da Fazenda Raul Baltazar, assessor de Captação de Recursos e coordenador do Programa de Desenvolvimento Sócio Econômico Sustentável, Luiz Alberto Cypriano e assessor comunitário Adriano Theves Galvão.

“Foi escolhida uma cidade brasileira para ser a piloto no projeto de intercâmbio e o BID indicou Toledo, por ser um município muito desenvolvido no planejamento e referência para as outras cidades brasileiras”, afirma o consultor.

Segundo Schiavinato, o município sempre buscou parcerias de investimentos e intercâmbio de experiências com outros municípios para poder chegar ao atual nível de planejamento e distribuição de recursos, sendo referência nacional. “Toledo não possui mais residências construídas desordenadamente, nem favelas, está em andamento o programa habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida’, para construir mais casas populares e evitar problemas sociais no futuro. Temos um programa de pavimentação rural, com mais de 174 quilômetros de estradas pavimentadas ou contratadas no interior. As escolas municipais e as unidades de saúde são bem distribuídas nos bairros”, afirma. “Nos próximos dois anos de gestão que ainda tenho como prefeito, pretendo investir em urbanismo. Já estamos construindo mais locais de lazer para a população, como o Parque do Povo, os espaços esportivos estão sendo ampliados e melhorados, dentre diversos outros”, complementa o prefeito.

Cortínez possui uma ampla pesquisa sobre planos de investimentos de recursos municipais no Chile, e afirma que o objetivo da vinda foi um primeiro contato com o município para um possível intercâmbio. “No Chile o Estado é centralizador, os municípios não tem a autonomia para fazer os investimentos como no Brasil. A pedido do BID vim abordar com os profissionais uma metodologia de apoio nos investimentos e ver se o que é feito no Chile é viável fazer no Brasil, utilizando Toledo como cidade piloto”, explica.

Depois de uma reunião no gabinete, foram realizadas visitas técnicas no município para analisar o planejamento, a estrutura e a

Urbanização. O consultor também visitou áreas rurais para conhecer as estradas pavimentadas pelo sistema de parceria e a agropecuária do município, que é muito forte.

Nesta sexta-feira (10), os trabalhos têm continuidade, com as análises e conclusões do consultor e dos profissionais.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29