1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Cidade Empreendedora, em Umuarama, retoma atividades no próximo dia 12

O Programa Umuarama Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/PR e Prefeitura Municipal, retoma as ações de capacitação ainda este mês. Ao longo do ano, a proposta é atender empreendedores e empresários de dez localidades do município, distribuídos em sete bairros e mais três distritos, que são Lovat, Serra dos Dourados e Santa Elisa. Além das empresas do setor de confecções e facções.

13/03/2012 - 06:33


O Programa Cidade Empreendedora, salienta o consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, é formado por um conjunto de soluções distribuídos em dois grandes projetos: o Projeto Bairro Empreendedor que, somado aos quatro bairros já assistidos em 2011, deve completar em 2012 o número de 11 bairros e três distritos atendidos, totalizando cerca de 126 ações gratuitas (cursos, palestras e oficinas empresariais); e o Projeto de Fortalecimento das Indústrias do Vestuário e Facção de Umuarama, que oferece 200 horas de ações, divididas em consultorias, cursos, clinicas tecnológicas e oficinas empresariais.
A palestra “A Arte de Empreender- Conquistando Sonhos”, ministrada pelo especialista Eliseu Hoffmann, abrirá a programação do Projeto Bairro Empreendedor de 2012. O evento será no próximo dia 12, no Colégio Estadual Lourenço Filho do Distrito Serra dos Dourados.
Já no dia 13, a conferência será realizada no salão da Associação dos Produtores Rurais do Distrito Santa Elisa e, no Distrito Lovat, a palestra acontece no dia 14, na Rua Maringá, 181. Nas três localidades também será apresentado o cronograma das demais ações que serão realizadas nos distritos, e a palestra começa às 19h30.
De acordo com Adriano da Silva, o Cidade Empreendedora objetiva fomentar o empreendedorismo por meio de soluções que estimulem o surgimento de empresas, a formalização, a melhoria da gestão e o aumento da competitividade.
A expectativa, segundo Adriano da Silva, é estimular o desenvolvimento de Umuarama, já que o município tem potencial para se tornar cada vez mais dinâmico e promissor por meio do empreendedorismo. “Em 2011, os empresários foram bastante participativos e pudemos perceber a melhoria da gestão dos negócios, além do surgimento de novas empresas nos bairros”, afirma o consultor do Sebrae/PR.
Adriano Pereira explica que, este ano, o Cidade Empreendedora dará continuidade aos trabalhos para atender o maior número de interessados possível. “Inicialmente, faremos o lançamento do Projeto Bairro Empreendedor nesses três distritos e, na sequência, vamos atender mais sete bairros”, esclarece.
Já sobre o Projeto de Fortalecimento das Indústrias do Vestuário e Facção de Umuarama, Silva afirma que em 2011 foram executadas diversas atividades que terão sequência em 2012 e, por isso, convida os empresários do segmento a continuarem os trabalhos. “Também quero convidar empresas que ainda não participaram do projeto, pois realizaremos diversas ações para o fortalecimento da competitividade deste setor”, reforça o consultor do Sebrae/PR.
Rômulo Jonas Rauen, secretário municipal da Indústria e Comércio, salienta que os empreendedores e empresários umuaramenses estão se despertando para as oportunidades de mercado e para a importância da profissionalização. “Tenho plena confiança no Programa, porque de fato modifica a maneira de pensar do participante, tornando-o mais organizado e entusiasmado”, observa Rômulo Rauen. 
Edvaldo Teixeira foi um dos participantes do Cidade Empreendedora no ano passado. Há 17 anos atuando como vendedor de uma empresa de mecânica, ele afirma que tem o sonho de abrir um negócio no mesmo segmento. O empreendedor ressalta que o Programa abriu a sua mente para o conhecimento.
“Antes estava meio ‘cego’, sem saber dos meus direitos e deveres. Agora, tenho uma nova visão do que é empreender e percebi que tenho perfil para isso. Quero abrir a minha própria empresa o quanto antes, só está faltando encontrar um ponto comercial em Umuarama”, enfatiza Edvaldo Teixeira.
Bronie Cordeiro Alteiro é sócia-proprietária da Laços e Rosas, indústria de confecção que está há um ano e meio no mercado de Umuarama, e também participou do Cidade Empreendedora em 2011. Para a empresária, as capacitações foram muito esclarecedoras. “Fomos atendidos com bastante eficácia e o Sebrae/PR nos ajudou a sanar a nossa principal dificuldade, que era identificar as tendências da nova estação”, conta Bronie Alteiro.

Programa
O Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR, foi criado para promover o desenvolvimento social e econômico por meio do fortalecimento das atividades empresariais dos municípios. Por isso, a iniciativa é voltada para micro e pequenas empresas formais e informais, para interessados em abrir o próprio negócio e também para o setor do vestuário, seja empresa de marca própria ou facção.
Mais informações podem ser obtidas no Sebrae/PR em Umuarama, que fica na Avenida Brasil, nº 3.404, telefone (44) 3622-7028.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29