Schiavinato relatou no Fórum Internacional as experiências de seu município sobre programas ambientalmente corretos. Ele falou do sistema de microbacias, iniciado em Toledo e que se expandiu posteriormente para todo o estado para conservação de solo e melhor aproveitamento das águas das chuvas, recuperação ambiental da Bacia do Paraná 3, e o programa de pavimentação rural, que deverá chegar a cerca de 200 quilômetros de estradas rurais em parceria com os produtores até o final deste ano.
O prefeito de Toledo também falou sobre saneamento urbano, o projeto Toopedalando, que incentiva o uso de bicicletas na área urbana para transporte e o sistema de ciclovias, interligando bairros, além de parques urbanos, que oferecem áreas de lazer e convívio direto com a natureza. Ele destacou ainda a relação ambientalmente correta existente em Toledo entre os agricultores e a natureza, com proteção do meio ambiente sem deixar de produzir. “Fizemos um relato dos acontecimentos nos últimos 30 anos, do desenvolvimento do agronegócio, das atividades urbanas e da proteção às águas. É preciso crescer com oferta de água tratada e tratamento dos efluentes produzidos”, afirmou o prefeito.
Durante a exposição da senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o prefeito de Toledo defendeu a participação do governo federal para a coleta da água das chuvas na avicultura e suinocultura. A região de Toledo possui um dos maiores planteis de suínos e aves do Brasil.
Por fim, ressaltou a importância de participar de um evento internacional como este, com a possibilidade de mostrar os avanços da nossa sociedade, com crescimento ambientalmente correto na cidade e no campo. O prefeito de Toledo participa do evento representando a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Prefeito participa de discussões na França no espaço Brasil
O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, juntamente com o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, os prefeitos de Sorocaba e Atibaia, além do presidente do Consórcio do rio Piracicaba e prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, debateram nesta terça-feira (13), ações ambientais que seus municípios estão desenvolvendo sobre as águas. Eles integraram o plenário de discussões do Espaço Brasil, durante o 6º Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado em Marselha, na França.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025