Schiavinato relatou no Fórum Internacional as experiências de seu município sobre programas ambientalmente corretos. Ele falou do sistema de microbacias, iniciado em Toledo e que se expandiu posteriormente para todo o estado para conservação de solo e melhor aproveitamento das águas das chuvas, recuperação ambiental da Bacia do Paraná 3, e o programa de pavimentação rural, que deverá chegar a cerca de 200 quilômetros de estradas rurais em parceria com os produtores até o final deste ano.
O prefeito de Toledo também falou sobre saneamento urbano, o projeto Toopedalando, que incentiva o uso de bicicletas na área urbana para transporte e o sistema de ciclovias, interligando bairros, além de parques urbanos, que oferecem áreas de lazer e convívio direto com a natureza. Ele destacou ainda a relação ambientalmente correta existente em Toledo entre os agricultores e a natureza, com proteção do meio ambiente sem deixar de produzir. “Fizemos um relato dos acontecimentos nos últimos 30 anos, do desenvolvimento do agronegócio, das atividades urbanas e da proteção às águas. É preciso crescer com oferta de água tratada e tratamento dos efluentes produzidos”, afirmou o prefeito.
Durante a exposição da senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o prefeito de Toledo defendeu a participação do governo federal para a coleta da água das chuvas na avicultura e suinocultura. A região de Toledo possui um dos maiores planteis de suínos e aves do Brasil.
Por fim, ressaltou a importância de participar de um evento internacional como este, com a possibilidade de mostrar os avanços da nossa sociedade, com crescimento ambientalmente correto na cidade e no campo. O prefeito de Toledo participa do evento representando a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Prefeito participa de discussões na França no espaço Brasil
O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, juntamente com o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, os prefeitos de Sorocaba e Atibaia, além do presidente do Consórcio do rio Piracicaba e prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, debateram nesta terça-feira (13), ações ambientais que seus municípios estão desenvolvendo sobre as águas. Eles integraram o plenário de discussões do Espaço Brasil, durante o 6º Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado em Marselha, na França.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 5Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica