O Núcleo de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira é uma iniciativa dos governos estadual e federal criado a partir das orientações da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira – CDIF, instituída por decreto em setembro de 2010, ainda na gestão do Presidente Lula. Estão previstas pelo Núcleo ações integradas das três esferas governamentais (federal, estadual e municipal) para o desenvolvimento da chamada faixa de fronteira que, no caso do Paraná, “engloba 139 municípios, num raio de 150 km da fronteira em direção ao interior do Estado, 18 municípios nessa faixa, três cidades gêmeas, que são Foz do Iguaçu, Guaíra e Barracão e, ainda, Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina”, conforme explica o secretário-executivo do Núcleo, economista Josemar Ganho.
O projeto atingirá os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. No Paraná, a área de abrangência do Núcleo atinge uma população de mais de 2,3 milhões de habitantes, além de ser a maior produtora de energia e de grãos do estado.
O Núcleo de Fronteira do Paraná foi o primeiro a ser implantado no Brasil. A previsão é que sejam criados pelos Estados 11 núcleos em todo o país. No próximo dia 22 de março, haverá uma reunião do Núcleo paranaense em Cascavel reunindo representantes das universidades e de instituições de ensino superior que estarão integradas no mapeamento dos potenciais das cadeias produtivas e nas demais fases da chamada “agenda segundo tempo”. Esta acontecerá após a fase inicial de sensibilização e de visitas às entidades e representações da sociedade civil dispostas a integrarem-se às ações do Núcleo. O objetivo final é, até agosto de 2012, realizar a entrega à Presidenta Dilma Rousseff do Plano de Desenvolvimento Integrado da Fronteira do Paraná. “Todas estas ações”, de acordo com as palavras do deputado Elton Welter (PT) que articulou a realização da audiência pública, “permitirão formulação e a execução de projetos concretos que integrem de fato a região, uma vez que o governo federal já demonstrou estar disposto a investir no desenvolvimento e na eliminação da miséria".
Da Assessoria
GERAL
Núcleo de Fronteira entregará plano à Presidenta até agosto
“O Núcleo Regional para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira no Estado do Paraná será o grande fórum de pactuação de estratégias e de articulação de projetos voltados às transformações reclamadas pelos 139 municípios que compõem a área”. A avaliação é do líder da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado Elton Welter (PT), que, juntamente com o Secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, e outros representantes do governo do Estado, da Itaipu Binacional, dos presidentes das associações dos Municípios do Oeste do Paraná e da Cantuquiriguaçu, respectivamente, prefeitos de Corbélia, Eliezer Fontana, e de Nova Laranjeiras, Eugênio Bittencourt, além do prefeito de Vera Cruz do Oeste, Eldon Anschau, deputados e entidades diversas participaram na terça-feira, 13, de uma audiência pública no plenarinho da Assembleia Legislativa.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025