É o que acontece, por exemplo, na área da oncologia. Dos 21 serviços disponíveis no Estado, 15 são filantrópicos. Na lista dos filantrópicos habilitados para tratamento do câncer estão referências nacionais como o Hospital Pequeno Príncipe, a Santa Casa de Curitiba e o Erasto Gaertner, localizados na capital, além do Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, região Metropolitana de Curitiba. No interior, os pacientes que buscam tratamento da doença nas regiões de Cascavel, Campo Mourão, Londrina, Apucarana e Arapongas também são assistidos por hospitais filantrópicos.
No Hospital Pequeno Príncipe, em 2010, foram realizados 838 internamentos e 4.488 atendimentos ambulatoriais no setor de Oncologia Hematológica, além de 154 cirurgias oncológicas. Com 390 leitos, sendo 62 em quatro UTIs, o hospital realiza aproximadamente 323 mil atendimentos ambulatoriais, 24 mil internações, 577 mil exames e 17 mil cirurgias ao ano. Cerca de 70% do atendimento é SUS. O hospital também oferece de consultas ambulatoriais até transplantes de rim, fígado, coração e ossos, ortopedia e cardiologia, e é referência para atendimentos especializados exclusivamente em pediatria do país.
Filantrópicos em números
- 108 hospitais filantrópicos no PR.
- 56% são os únicos hospitais em municípios do interior com até 30 mil habitantes.
- os filantrópicos empregam 40 mil pessoas.
- dos 10.455 leitos dos filantrópicos, 8.880 são SUS.
Da Assessoria
SAÚDE
Filantrópicos: parceiros essenciais do SUS
Os hospitais filantrópicos no Brasil respondem por mais de 45% das internações do Sistema Único de Saúde (SUS), além de serem, em alguns municípios brasileiros, os únicos estabelecimentos de saúde disponíveis para o atendimento da população, segundo a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). No Paraná não é diferente. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), as instituições de saúde filantrópicas são responsáveis por cerca de 75% dos serviços de alta complexidade no Paraná em muitas especialidades e mais de 50% do atendimento aos usuários SUS no Estado.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



