1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Empresas de Medianeira têm nova oportunidade para receber orientações gratuitas do Sebrae/PR

Basta vontade e empenho para sair da rotina e enxergar a empresa de maneira mais estratégica e menos operacional. A avaliação é da gerente administrativa da Associação Empresarial de Medianeira (Acime), Maria Helena dos Santos, ao fazer referência ao Programa Negócio a Negócio, do Sebrae/PR, que volta a ser oferecido ao empresariado do município.

14/03/2012 - 08:25


A partir desta semana, empreendedores individuais formalizados e microempresas de Medianeira terão o apoio da Acime, para fazer o agendamento da visita de profissionais capacitados pelo Sebrae/PR. “É uma oportunidade ímpar, na qual o empresário que se enquadra nesse perfil poderá contar com o ‘olhar’ de um especialista em gestão, alguém que vai lhe indicar o caminho certo”, sugere Maria Helena.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Júlio César Andrade, o Programa foi criado em 2010 e, desde então, tem se aperfeiçoado. “O Negócio a Negócio não tem custo para o empresário e ele pode receber as orientações dentro da empresa. Além disso, é uma chance de conhecer e aplicar ferramentas de gestão, que antes não conhecia. Com a experiência adquirida, no atendimento a mais de 15 mil empresas, em 2010 e 2011, somente no oeste do Paraná, a metodologia está ainda mais completa.”
Em 2012, o Programa está focado em atender empreendedores individuais (que têm faturamento de até R$ 60 mil/ano) e microempresas (com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil). “Uma das novidades é que estamos trabalhando com duas fases do Programa. São três visitas de orientações para empresários que nunca tiveram contato com o Negócio a Negócio e mais três visitas para aqueles empresários que já tiveram, em outros anos, as primeiras orientações”, complementa o consultor.
Ainda de acordo com Júlio César Andrade, a previsão para a microrregião de Foz do Iguaçu, que inclui o município de Medianeira, é que cerca 1 mil empresas sejam atendidas na primeira fase do Programa e 500, na segunda fase. “O importante é que o empresário saiba que as dicas e sugestões repassadas nas visitas de orientações são, em sua maioria, simples e de fácil aplicabilidade. Ao melhorar a gestão de sua empresa, fortalece os negócios e a torna mais competitiva.”
Maria Helena dos Santos, da Acime, enfatiza que os empresários interessados em aderir ao Programa, sejam eles associados ou não, devem entrar em contato com a associação para fazer o agendamento das visitas com Ana Paula Ceregato, pelo telefone (45) 3264-1273. “A responsabilidade do sucesso ou fracasso de uma empresa é do empresário, que é líder e gestor. Se ele não estiver focado em melhorar, não vai estar preparado para o mercado”, acredita.
A Acime tem cerca de 600 empresas associadas, sendo que 90% são microempresas e 3% empreendedores individuais. “O quanto antes a visita for agendada, mais cedo o empresário terá contato com ferramentas de gestão que ajudam a tomar decisões mais estratégicas e assertivas”, destaca Júlio Andrade, do Sebrae/PR.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29