1144x150 %284%29

GERAL

Escritor e presidente da Academia de Letras de Toledo lança mais um livro

O administrador de empresas e escritor Bruno Marcos Radunz lança mais um livro nesta quinta-feira, dia 22 de março, às 19h30, no Salão de Festas da Entidade Dorcas e Igreja Evangélica Luterana Cristo Redentor, na Rua Almirante Barroso, próximo ao Fórum da Comarca de Toledo. Trata-se da quinta obra literária individual de Bruno, que é também o fundador da Cadeira nº 4 e presidente da Academia de Letras de Toledo (ALT). Ele também participou de outros dois livros, na condição de organizador.

14/03/2012 - 13:50


A nova obra, sob o título de Crônicas da Madrugada, reúne artigos de sua autoria e publicados em jornais e revistas de Toledo e região, ao longo dos últimos anos. Detalhe importante é que o autor doou todo o direito autoral à Entidade Dorcas, que atende crianças e famílias carentes, com duas sedes em bairros de Toledo.
Como conseguiu patrocínio da Vinícola Dezém para a impressão da primeira edição, com mil exemplares, todo o resultado da comercialização da obra será destinado à instituição beneficente e seu trabalho assistencial.

A obra
“Em meu segundo livro de crônicas, estão, de maneira simplificada, todos os textos já publicados por mim em algum órgão de imprensa, seja jornal ou revista, nos quais procuro retratar, dentro do meu prisma ou maneira de ver as coisas, o universo que me cerca e o mundo que se nos apresenta”, afirma Bruno.
Segundo o autor, na obra ele projeta incursões em diversas áreas do conhecimento, com predominância para a comportamental, por achar que seja através do estudo detalhado do ser humano e suas imperfeições que  se pode tirar algum exemplo ou alguma conclusão oportuna, que seja de proveito para os seus leitores.
“Importante salientar que nem todos devem concordar com o que escrevo, pois recebo inúmeras correspondências, mas sem falsa modéstia, em sua grande maioria os missivos têm enaltecido minha manifestação literária através do conjunto da obra. Como recebo também críticas e elas igualmente são muito bem vindas”, acrescenta o escritor.
Como exemplo dessa postura cita seu ídolo e mestre inconteste, jornalista Paulo Sant`Ana, de Porto Alegre, que certa vez declarou sobre as correspondências recebidas com críticas às suas posições e publicadas na íntegra no jornal Zero Hora: “Tantas e tantas vezes publiquei em minha coluna elogios a mim, como poderia sonegar as críticas assacadas contra este cronista?”
“Relevante concluir com isso que não há, por mínima que seja, oposição a alguma coisa que eu escreva, e que em segundo plano, os leitores lessem as duras críticas que recebi e avaliassem a sua procedência. Faço neste livro, assim como Sant´Ana, uma espécie de jornalismo intimista. Falo muito em mim, no que está me acontecendo e, principalmente, ponho em minhas crônicas  aquilo que estou sentindo naquele instante em que estou em frente ao computador”, destaca o autor.
“Nós escritores, muitas vezes ficamos imperialmente dando nossas opiniões a respeito dos fatos, parecendo que nos adonamos da realidade e do cotidiano, para no dia seguinte saborearmos nossas opiniões impressas nos jornais. Mas, essa é a nossa função”, prossegue Bruno.
“Que a força das minhas idéias possa ser útil para as pessoas e traga momentos de descontração, numa época em que elas estão enfastiadas com a situação política, econômica e social em que estão inseridas. Quero com esta obra também deixar um legado para minha futura geração. Talvez muitos dos meus descendentes não chegarei a conhecer, mas poderão apreciar minhas palavras guardadas em alguma biblioteca qualquer e elas  possam ser úteis em suas vidas”, afirma.
“E por fim, que o fruto da venda deste livro sirva para beneficiar inúmeras crianças abrigadas e encaminhadas para a vida pela Entidade Dorcas, que mantém projeto social de grande valor e pertence à Igreja Evangélica Luterana Cristo redentor, brilhantemente comandada em Toledo pelo querido amigo pastor Nelson Kissler”, finaliza Bruno Marcos Radunz.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29