1144x150 %284%29

CULTURA

Aduct sedia mostra Transformação da artista Rose Orth

A Associação dos Docentes da Unioeste - Campus de Toledo (Aduct), sedia desde o dia seis de março, a exposição denominada Transformação, da artista plástica toledana Rose Mary Orth. Mesmo tendo enfrentado poliomielite aos 16 meses de idade, perdendo quase que totalmente os movimentos de mãos, braços, pés e pernas, Rose é hoje uma artista plástica de renome nacional e internacional.

15/03/2012 - 13:08


A mostra reúne 18 telas, de diversas dimensões, produzidas nas técnicas de pintura a óleo ou acrílico, a partir de 2005, tendo como temas ou modelos flores e paisagens.
Tratam-se de criações próprias ou releituras de trabalhos de outros artistas, que retratam com fidelidade o talento, a sensibilidade e a determinação de Rose.
A exposição prossegue até o início de abril, com visitação aberta ao público, no horário comercial de segunda a sexta-feira, na sede da Aduct, no campus da Unioeste.
Devido às seqüelas da poliomielite, Rose prepara as tintas e pinta seus quadros conduzindo os pincéis apenas com os lábios e os dentes, com a mesma desenvoltura e habilidade dos demais pintores.
Apreciadora das artes desde a infância, ela começou a se interessar pela pintura nas aulas de Educação Artística, ainda no ensino básico e já adolescente passou a pintar panos de prato.
Em seguida, sempre se deslocando de cadeira de rodas, freqüentou curso de pintura em tela na unidade local do Sesc, ministrado pela professora e artista plástica Ivânia Donassolo.
Depois de cursar Filosofia por três anos no campus local da Unioeste, em 1996 Rose decidiu enfrentar um novo desafio, se transferindo para Brasília, com o objetivo de buscar tratamento especializado no Hospital Sara Kubitschek.
Lá aprendeu novas técnicas, adquiriu maior autonomia emocional e física, fez muitas amizades, cursou Pedagogia e avançou um pouco mais em sua carreira de artista plástica.
Em 2009, retornou a Toledo e reiniciou o aperfeiçoamento de pintura com a mestra Ivânia Donassolo, agora em seu atelier, na Rua Rio Grande do Sul, no Jardim Porto Alegre.
Hoje avança ainda mais em sua arte com o mestre Marcos Damasceno, entre os mais talentosos e famosos artistas plásticos do País.
A sua produção soma centenas de telas, utilizando tintas a óleo ou acrílicas, depois de haver também experimentado a técnica da aquarela, até por questões de saúde. A maioria de suas obras retrata a natureza, como paisagens e flores, embora tenha também percorrido o roteiro das abstrações.
Filiada há 13 anos à Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, que reúne cerca de 800 artistas, de 78 países e tem sede no Principado de Liechtenstein, na Europa, Rose hoje comercializa suas obras em todo o mundo. Especialmente quando atende encomendas de ilustrações da entidade, para a produção de cartões e outros produtos.
Outra vitrina de suas telas é o site que mantém na internet >www.roseorth.com.br<, para a comercialização direta das obras e manutenção de contatos com colegas pintores e admiradores de seu talento e dedicação.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29