Casa de not%c3%adcias 1144x150

Trote Cultural doa livros para Penitenciária em Cascavel

Cerca de 200 livros de autores brasileiros e estrangeiros já foram doados à Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) desde fevereiro, quando a Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) iniciou o projeto Trote Cultural. A iniciativa, que continua até 31 de março, estimula calouros de todos os cursos da universidade a doar livros para a população carcerária local. Administrada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, a PEC é uma unidade de regime fechado para homens.

16/03/2012 - 10:18


O Trote Cultural tem um duplo objetivo, disse a coordenadora pedagógica da PEC, Delir Freitas Rogowski. “Por um lado possibilita aos detentos o acesso à literatura, ajudando no processo de ressocialização e reinserção social. Por outro, desenvolve no estudante universitário o espírito crítico e de comprometimento com os excluídos da sociedade”, afirma.
Com 900 detentos, a penitenciária tem um acervo bibliográfico ainda insuficiente para atender a demanda dos educandos e dos presos que se encontram fora do processo de escolarização. “O compromisso social da PEC se completa ao melhorar o nível de escolarização e oferecer uma vida digna àqueles que passaram pela privação de liberdade”, afirma Delir.

DOAÇÕES
A campanha recolhe livros novos ou usados, desde que estejam em bom estado de conservação. Os livros que não atendem a critérios de segurança serão doados a outras instituições públicas de Cascavel.
“O estímulo à leitura faz parte do projeto pedagógico em execução no sistema penitenciário paranaense, porque valoriza a cultura e possibilita ao apenado o contato com o mundo exterior. Isso é importante para a reconstrução de sua cidadania”, disse a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29