O Trote Cultural tem um duplo objetivo, disse a coordenadora pedagógica da PEC, Delir Freitas Rogowski. “Por um lado possibilita aos detentos o acesso à literatura, ajudando no processo de ressocialização e reinserção social. Por outro, desenvolve no estudante universitário o espírito crítico e de comprometimento com os excluídos da sociedade”, afirma.
Com 900 detentos, a penitenciária tem um acervo bibliográfico ainda insuficiente para atender a demanda dos educandos e dos presos que se encontram fora do processo de escolarização. “O compromisso social da PEC se completa ao melhorar o nível de escolarização e oferecer uma vida digna àqueles que passaram pela privação de liberdade”, afirma Delir.
DOAÇÕES
A campanha recolhe livros novos ou usados, desde que estejam em bom estado de conservação. Os livros que não atendem a critérios de segurança serão doados a outras instituições públicas de Cascavel.
“O estímulo à leitura faz parte do projeto pedagógico em execução no sistema penitenciário paranaense, porque valoriza a cultura e possibilita ao apenado o contato com o mundo exterior. Isso é importante para a reconstrução de sua cidadania”, disse a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.
Da AE Notícias
Trote Cultural doa livros para Penitenciária em Cascavel
Cerca de 200 livros de autores brasileiros e estrangeiros já foram doados à Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) desde fevereiro, quando a Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) iniciou o projeto Trote Cultural. A iniciativa, que continua até 31 de março, estimula calouros de todos os cursos da universidade a doar livros para a população carcerária local. Administrada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, a PEC é uma unidade de regime fechado para homens.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025