1144x150 %284%29

CULTURA

Dia Nacional da Poesia: Toledo tem Clube da Poesia

Criado no dia 27 de agosto de 2007, o Clube da Poesia de Toledo reúne mais de 50 poetas, escritores e apreciadores das artes de escrever, interpretar, declamar ou apenas ler bons poemas e belas prosas, da cidade e região. Desde sua fundação, o clube realiza saraus de poesias, reuniões mensais, oficinas, palestras e mini-cursos sobre literatura, poesia e outras atividades artístico-culturais, em colaboração com as Secretarias Municipais de Cultura e Educação e Academia de Letras de Toledo.

16/03/2012 - 15:23


A entidade também participa de audiências públicas do Plano Plurianual de Investimentos e Lei de Diretrizes Orçamentárias da Prefeitura, encaminhando sugestões e reivindicações ao Executivo e Legislativo. O mesmo ocorreu com audiência da Secretaria de Estado da Cultura, no auditório da Prefeitura, em 21 de maio de 2011.
Na 1ª Virada Cultural de Toledo, nos dias 28 e 29 de maio de 2011, o clube teve atuação destacada, com pintura no asfalto, varal e distribuição de  poesias impressas no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Participação semelhante ocorreu na Feira da Leitura, em dois de outubro de 2011, no mesmo logradouro.

Projetos
Entre os projetos do clube em andamento está edição de livro de poesias, reunindo trabalhos de poetas associados, ilustrados com foto e pequeno currículo de autores e autoras participantes.
Outras metas imediatas são novos saraus em datas festivas, concurso de poesias, adequação de blog ou site do clube e programação de atividades para este e os próximos anos.
Entre objetivos de curto e médio prazo estão levantamento de poetas toledanos, varais de poesias em logradouros e prédios públicos, bibliotecas públicas, instituições de ensino superior e eventos comunitários, e ampliação das atividades, com divisão de tarefas entre associados.
Estão previstas também a produção de materiais de divulgação, busca de maior apoio do poder público, entidades e empresas privadas e formação de grupos de apreciadores da poesia.
Outras propostas são organização de eventos de poesia e literatura, debates sobre a comercialização de livros, criação de escola e oficinas de iniciação à poesia, produção de programa de rádio e busca de maior intercâmbio com instituições similares e autores da região.

Reivindicações
Em documentos encaminhados às autoridades, o Clube da Poesia enumerou metas e as solicitações selecionadas em reuniões de associados.
Entre as reivindicações está a impressão/edição de livros, individuais e coletivos, reunindo poesias, contos, crônicas, artigos, romances e outras manifestações culturais, tendo como temas valores locais e regionais, entre outros. O mesmo ocorre com a instalação de portais e/ou painéis para a exposição de poesias e outros trabalhos artísticos, em praças e dependências internas de prédios públicos do município.
Da mesma forma reivindica a destinação de espaço físico para implantação de Centro de Criatividade e sede da entidade, para realização de cursos, palestras, seminários, encontros e oficinas, inclusive para formação de mão-de-obra especializada, nas áreas de pintura, desenho e poesia e exposição permanente de obras de arte, em promoções de iniciativa do poder público, entidades ou dos próprios artistas interessados, em ponto central da cidade;
O clube igualmente almeja a implantação do Museu do Artista de Toledo, junto ao Museu Histórico Willy Barth, para a exposição permanente de obras de arte, como telas, desenhos, poemas e outros trabalhos de autores locais, além de destinação de mais recursos orçamentários para a Secretaria Municipal de Cultura.

Diretoria
Eleita e empossada em 19 de novembro de 2011, a direção do Clube da Poesia tem a seguinte composição: presidente, Edy das Graças Braun;  1º vice-presidente, Albano Bracht;  2ª vice-presidente, Rosa Cervo; 1ª secretário, Lucas Felipe Batista Bispo; 2ª secretária, Cleonice Alves Lopes Flois; 1ª tesoureira, Helga Ivoní Viezzer; e 2ª tesoureira, Ana Welter.
Conselho Deliberativo: titulares: Neida John Pitt, Antonio Ruiz Marques, Marcelo Soares, Luiz Carlos Salamí e Malgarete Justina Frasson; suplentes: Jane Deise Duarte, Lucrecia Welter Ribeiro, Juraide Fátima Alves Rodrigues, Wilmo Barcellos Marcondes e Alaídes Lescano Dantas. O clube é representado no Conselho Municipal de Política Cultural pela poeta Helga Ivoní Viezzer.

Madrinhas
A entidade tem como madrinhas e grandes incentivadoras a diretora da Biblioteca Pública Municipal, bibliotecária Nancy Futagami, e a professora Bernardete Barth Calleya.

Associados
Edy das Graças Braun, Aline Daniela Fernandes, Vagner Alves, Cláudia Estima Sardo, Pedro Aloísio Webler, Marli Webler, Neida John Pitt, Adeílton Vieira Muniz, Lucas Paulo Guesser, Luiz Alberto Martins da Costa, Janete Calixto, Edris Lopes Dias, Alaídes Lescano Dantas, Alzeu Fagotti, Nicéia Fagotti, Antonio Ruiz Marques. Marcelo Gomes, Ronaldo Virgílio da Costa, Sadi Nunes da Rosa, Primo Lavarda,  Cláudia Regina Mallmann, Marli Bombardelli, Nisse Kaiser Vicente,  Malgarete Justina Frasson, Marcelo Soares, Sueli Guerra, Jane Deise Duarte, Helga Ivoni Viezzer, Frei Walter da Silva Santos, Eva Cleireci Meassi Terres, Joana Biavatti, Sérgio Lucena, Sula Amorim da Silva,  Norimar Pedro Gatto, Beloni Pelizzoni Daron, Roseli Bergmann Vorpagel, Rosane Bergmann Vorpagel, Geli Judite Saldego, Rosa Cervo, Júlio Trevisol, Juliana Trevisol, Lucas Felipe Batista Bispo, Silvana de Fátima Martines, Mariza Manesco Cardoso, Luiz Carlos Salamí, Welder Walmor Ayala, Marcos Antônio de Godoy Bispo, Léo Mateus Soares, Albano Bracht, Juraide Rodrigues, Sandro Nei de Almeida, Lucrécia Welter Ribeiro, Maria do Carmo Cabreira,  Míriam Krenczynski, Rodrigo Vinícius da Silva, Wilmo Barcellos Marcondes, Cleonice Alves Lopes Flois e Valquíria Montemor.

O dia em poesia!
Alaídes Lescano Dantas
Poesia é vida e beleza,
Revelando todo o dia,
Junto com a natureza,
Nossa alma em sintonia!

Sentir ao amanhecer,
Nos pássaros a alegria,
Sonoros cantos, trinados,
Na sinfonia do dia!

Perfume nos oferecem,
Flores lindas no caminho.
Várias cores e matizes,
Embelezam com carinho!

Rios, lagos, cataratas,
Refrescam a imaginação.
À sombra de uma árvore,
Descanso, meditação!

Pedras, aparecerão,
Mas não desanimaremos.
Com força, coragem, fé,
Todas elas transporemos!

No silêncio o entardecer,
Vem o repouso trazendo.
Vai o sol, nosso astro-rei,
Pouco a pouco se escondendo!

Na noite, lua e estrelas,
Brilham na imensidão.
Cada ponto luminoso,
É uma recordação!

Nossas vidas viveremos,
Extraindo o belo e o bom.
Sempre a Deus agradecendo
A inspiração e o dom!
Em homenagem ao Dia da Poesia – 14 de março

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29