“A exigência do diploma nos órgãos públicos é uma maneira de zelar pela qualidade da informação, já que o jornalista, sobretudo o atuante em órgãos públicos, necessita de formação técnica, ética e comprometida com a qualidade, já que é ele que dá transparência às ações do poder público”, defendeu Rangel na justificativa da proposta legislativa.
O parlamentar destaca que mesmo o projeto tendo sido arquivado há pouco mais de dois anos, outros estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, já exigem a comprovação da formação específica para ingresso no serviço público. Rangel avalia que a mobilização de jornalistas, amparada por legislações estaduais, também possa viabilizar uma nova regulamentação.
“A presente proposta, se aprovada, não mudará a dura realidade que os jornalistas brasileiros enfrentam neste momento, porém com esse tipo de medida e com os esforços das entidades de classe, dos jornalistas e de toda a sociedade, podemos pressionar para uma nova regulamentação da profissão”, avalia o deputado.
Da Assessoria
GERAL
Projeto exige formação em Jornalismo para concursos realizados pelo Paraná
Os concursos públicos em órgãos do Estado poderão exigir o diploma de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. O projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa para regulamentar o processo seletivo nesta área no Paraná. A proposta já havia sido apresentada em 2009, mas foi arquivada. Os diplomas com formação específica em Jornalismo deverão ser reconhecidos pelo Ministério da Educação. Embora recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) seja pela não exigência do diploma para a prática da profissão, o deputado Marcelo Rangel defende a necessidade dos Estados criarem exigências para o ingresso no serviço público.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



